Coxinharia e brigaderia: Veja nomes que só a gourmetização conseguiu criar
Do UOL
29/12/2016 06h11
Esqueça o carrinho de hot dog ou a loja de chocolates. Com cada vez mais adeptos da onda que “gourmetiza” todo e qualquer prato, já surgiram pelo Brasil a dogueria e a chocolateria. Padaria também é coisa do passado, porque a moda é chamar de paneteria.
E não para por aí: listamos alguns estabelecimentos que surfam essa onda gourmet e dedicam-se a um (ou poucos) tipos de comida, mas sempre com um nome diferentão, que só o brasileiro teria criatividade suficiente para criar.
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Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Paneteria
Acredite: chegou o tempo em que o nome padaria parecia comum demais. Daí surgiram as paneterias. Sim, é a mesma coisa que a boa e velha "padoca", como o estabelecimento é conhecido em São Paulo, mas há quem prefira usar essa grafia levemente aportuguesada da forma como as padarias são chamadas na Itália.
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Cevicheria
A moda do ceviche, tradicional prato peruano com peixe cru marinado, criou restaurantes que vendem só a iguaria. Difícil é pronunciar este nome rápido três vezes seguidas.
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Bolaria
A antiga loja de bolos agora tem nome próprio. E preços muito mais caros que antigamente.
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Sonheria
"Nosso sonho não vai terminar...": será que Claudinho e Buchecha previram que 2016 traria lojas dedicadas a este doce? Coincidência ou não, o sonho virou realidade e fundou sonherias por aí.
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Imagem: Tadeu Brunelli/UOL Imagem: Tadeu Brunelli/UOL Cookieria
Ok, cookies são ótimos, mas quem não torce o nariz ao ouvir cookieria? O fato é que essas lojas são realidade e reúnem uma infinidade de sabores dos biscoitos - mas também são prato cheio para trocadilhos infames.
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Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Batataria
Batata é um ingrediente tão bom e versátil que é difícil encontrar alguém que não goste. E se Machado de Assis apostava no "ao vencedor, as batatas", a onda gourmet mostra que aos famintos resta a batataria.
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Imagem: Reprodução TV UOL Imagem: Reprodução TV UOL Tapiocaria
A barraquinha da tapioca virou tapiocaria. E todo mundo lida bem com isso porque, lá no fundo, sabemos que quanto mais tapioca (e recheios dos mais variados), melhor.
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Dogueria
De aniversário de criança a lanche pós-balada, hot dog é quase sempre sucesso -às vezes é uma bela indigestão também. Mas será que o carro do dogão vai perder espaço para as gourmetizadas doguerias? Só o tempo irá dizer.
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Imagem: Divulgação Imagem: Divulgação Creperia
Após a moda de contratar uma barraca de crepe para festas, o prato de origem francesa já tem restaurantes dedicados a eles.
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Imagem: Elias Baruque Imagem: Elias Baruque Coxinharia
Sim, ela existe. Talvez você ainda prefira comprar a sua no balcão da lanchonete da esquina, mas há lojas especializadas no salgado mais brasileiro que existe. Difícil é ver alguém no dia a dia te convidar para ir à coxinharia (e mais difícil deve ser responder não ao convite).
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Imagem: Getty Images Imagem: Getty Images Sobaria
Já conhecia este? São os restaurantes especializados em sobá, espécie de macarrão oriental que tem muitos adeptos no Mato Grosso do Sul e parece tentar conquistar o Brasil. Sobaria, no entanto, acaba soando aos ouvidos como um erro gramatical.
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Imagem: Rogério Canella/Folhapress Imagem: Rogério Canella/Folhapress Esfiharia
Parece que em breve trocaremos o "árabe da esfiha" por apenas "esfiharia". Afinal, se a ideia do nome funcionou com pastel, por que não apostar no mesmo com as esfihas?
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Imagem: Rebeca Bernal/RBK Fotografia/Divulgação Imagem: Rebeca Bernal/RBK Fotografia/Divulgação Brigaderia
Uma das primeiras "vítimas" da onda gourmet é o bom e velho brigadeiro. Com dezenas de novos sabores, o doce ganhou lojas especializadas, com este nome.
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Imagem: Maria Mattos/Divulgação Imagem: Maria Mattos/Divulgação Yakissobaria
A moda do yakissoba chegou há anos no Brasil e nunca mais foi embora. Dos carrinhos no meio da rua, o prato já ganhou casas especializadas - e um nome próprio, é claro.
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Imagem: iStock Imagem: iStock Chocolateria
Não é mais loja de doces, bomboniére ou doceria. Agora só apostando em chocolates, ela virou chocolateria. A ideia é boa, mas o nome é meio difícil de engolir.