Honda e VW seguem receitas completamente distintas debaixo dos capôs.
O WR-V aposta no consagrado conjunto formado pelo motor 1.5 i-VTEC de até 116 cv e 15,3 kgfm quando abastecido com etanol. Se o motorista rodar com gasolina, os números caem para 115 cv e 15,2 kgfm, respectivamente.
O câmbio é do tipo CVT e traz até um modo Sport, mas o aventureiro da Honda não foi feito para andar com pressa. Prova disso está nos números de desempenho: a aceleração de 0 a 100 km/h é realizada em pouco mais de 12 segundos e a velocidade máxima é de aproximadamente 170 km/h.
Mesmo assim, o WR-V se mostra bem acertado para rodar no asfalto - e até em pisos como terra batida e com alguns buracos. Méritos vão para a suspensão com calibragem específica para o modelo. Mais rígida que a do Fit, ele proporciona melhor absorção de impactos e maior estabilidade nas curvas, tornando-o mais prazeroso de dirigir do que seu "irmão".
Já o Nivus utiliza o motor 1.0 turbo de até 128 cv e 20,4 kgfm com etanol. O câmbio é o automático de seis marchas com opção de trocas sequenciais. A receita é exatamente a mesma empregada em Polo, Virtus e T-Cross.
As respostas são mais rápidas no Nivus, que também é mais ágil nas retomadas e arrancadas. O WR-V, por sua vez, incomoda bastante nestas condições, algo que ocorre com frequência em carros com câmbio CVT.
Quem já conduziu um Polo vai se sentir à vontade no SUV da VW - e quem gosta de dirigir também. Mesmo tendo suspensão e pneus mais altos, o Nivus se comporta como um hatch nas curvas. A carroceria praticamente não inclina e a dirigibilidade segue o elogiável padrão dos carros da Volkswagen.
A direção tem respostas bem mais diretas do que no WR-V e a calibragem da suspensão consegue um bom equilíbrio entre conforto e esportividade. No geral, quem aprecia uma tocada mais esportiva vai curtir o Nivus.
O consumo de combustível é bem equilibrado nos dois modelos. O WR-V faz 8,1 km/l na cidade e 8,8 km/l na estrada quando abastecido com etanol. Com gasolina os números são 11,7 km/l e 12,4 km/l, respectivamente.
O Nivus faz 7,7 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada com etanol no tanque. Se o combustível for gasolina, o SUV cupê entrega médias de 10,7 km/l em ambiente urbano e 13,2 km/l em percurso rodoviário.
Por ser mais prazeroso e ágil de dirigir com médias razoáveis de consumo, o Nivus leva a melhor.