Topo

Acordo sobre Opel pode ser assinado nesta semana, diz CEO da GM

Por Fang Yan e Edmund Klamann*<br/> Em Xangai

13/10/2009 09h39

A General Motors pode finalizar nesta semana um acordo para vender uma fatia majoritária em seu braço europeu, a Opel, para o consórcio russo-canadense Magna-Sberbank, disse nesta terça-feira (13) o presidente da GM.

As conversas em torno da Opel, da qual a GM está abrindo mão do controle em reestruturação orquestrada pelo governo dos Estados Unidos, já levam meses e têm adicionado tensão entre os funcionários da montadora, metade dos quais na Alemanha.

A montadora de Detroit decidiu em setembro que venderia uma fatia de 55% na Opel para um consórcio que inclui a canadense Magna e o banco russo Sberbank.

"É muito provável que os documentos sejam assinados nesta semana", afirmou o presidente-executivo da GM, Fritz Henderson, a jornalistas em Xangai.

Os comentários se seguiram a uma declaração do líder trabalhista da Opel Klaus Franz, na segunda-feira, sobre a expectativa de que um acordo seja assinado ainda nesta semana. De acordo com a agência Automotive News Europe, o acordo deve finalmente ser assinado na quinta-feira.

Até lá, a fornecedora de autopeças canadense precisa chegar a um acordo com influentes líderes dos trabalhadores da Opel sobre economias anuais de 265 milhões de euros (US$ 387,4 milhões).

Sindicatos estão negociando com Magna e GM um plano de reestruturação que pode levar ao corte de milhares de postos de trabalho na Europa.

*Com Redação