Topo

Ford nega negociações com chineses por fábrica na Bahia: "Sem interessados"

Fábrica da Ford em Camaçari (BA), onde era produzido o Ka, segue fechada desde 2021 Imagem: Divulgação

Daniel Neves

Do UOL, em São Paulo

01/07/2022 15h35

Última das fábricas da Ford no Brasil ainda sem novo dono, a unidade de Camaçari (BA) segue com seu futuro indefinido. Presidente da marca na América do Sul, Daniel Justo negou que haja negociações avançadas para a venda da principal planta produtiva da montadora no país, fechada desde janeiro de 2021.

"Estamos disponíveis para falar com interessados, mas não há nenhum no momento", afirmou Justo, durante encontro com jornalistas na apresentação dos trabalhos do centro de desenvolvimento da Ford na Bahia.

Segundo o executivo, a marca do oval azul já foi sondada por possíveis interessados, entre eles montadoras e empresas de outros setores. As conversas, porém, não avançaram.

"Atualmente a atividade [com possíveis compradores] é baixa, mas é nossa intenção colaborar com qualquer interessado", afirmou Justo.

Sobre os equipamentos e maquinários utilizados na produção em Camaçari, o executivo afirmou que parte do material foi reutilizado em outras unidades da Ford, enquanto outra já foi vendida pela montadora.

As especulações sobre o futuro da fábrica de Camaçari ganharam força no último mês. O portal Bahia Econômica e a revista AutoData publicaram que a marca chinesa BYD estaria em negociações avançadas para a compra do complexo fabril, em tratativas que envolveriam o governador da Bahia Rui Costa (PT).

Em conversas com UOL Carros, porém, executivos da montadora negaram que haja negociações avançadas para a aquisição da planta da Ford. A marca chinesa teria interesse em produzir veículos por aqui, mas apenas quando atingir o número de 10 mil unidades vendidas por ano com sua gama atual - algo que preveem alcançar em 2023. Além de Camaçari, Campinas (SP) e Goiana (PE) são cidades estariam no radar para abrigar a futura fábrica.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ford nega negociações com chineses por fábrica na Bahia: "Sem interessados" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Lançamentos e mercado