Topo

Chefão da Fiat confirma sucessor do Uno; compacto deve virar mini-SUV

Uno saiu de linha no Brasil com a série de despecida Ciao no fim de 2021; nome pode voltar na forma de SUV pequeno e híbrido Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

29/06/2022 19h17

Fora de linha no Brasil desde o fim do ano passado, o Fiat Uno poderá voltar a ser produzido, em uma nova geração e bastante diferente do hatch que marcou época em nosso País.

Sem dar muitos detalhes, Olivier François, CEO global da Fiat, confirmou que a montadora italiana já trabalha em um produto que terá a missão de ocupar o espaço já ocupado pelo Uno e, depois dele, pelo Punto - já descontinuado aqui e também no mercado europeu.

O UOL Carros agora está no TikTok! Acompanhe vídeos divertidos, lançamentos e curiosidades sobre o universo automotivo.

Hoje, a Fiat comercializa na Europa o Panda, um subcompacto acessível, e o premium 500e, totalmente elétrico e muito mais caro. Com exceção da pequenina dupla, que integra o Segmento A, de carros urbanos, a companhia hoje não tem representantes no Segmento B, de hatches com porte ligeiramente maior e igualmente focados no custo-benefício.
No Brasil, a empresa tem o Mobi e o Argo como modelos de entrada.

O executvo fez a revelação sobre o possível renascimento do Uno (ou do Punto) em entrevista publicada na semana passada pelo site português Razão Automóvel.

"Vamos ter um Segmento B, temos de voltar para lá. não tínhamos uma plataforma, mas agora temos. Para produzir uma pick-up, por exemplo, não são necessárias sinergias, porque apesar do investimento ser grande, há também grandes margens.

O chefão da Fiat complementou, dizendo que a empresa deixou momentaneamente a categoria de compactos na Europa devido ao elevado custo para desenvolver novos modelos - problema que foi solucionado com a criação da Stellantis, que uniu em um só grupo a antiga Fiat Chrysler com a PSA, formada por Peugeot, Citroën e Opel.

"Num carro pequeno, temos de dividir o custo entre três ou quatro marcas. Com a Stellantis isso é muito fácil. Vai haver um Segmento B porque agora temos uma caixa de ferramentas onde ir buscar material e sinergias", complementou.

Volta do Uno como mini-SUV híbrido?

Sucessor do Uno deve ser 'irmão' do Mini-Jeep, que chega no ano que vem com propulsão 100% elétrica Imagem: Divulgação

Independentemente do nome, está claro que a Fiat desenvolve atualmente um novo compacto, que não será necessariamente um hatch. Faz sentido apostar que a novidade será um SUV pequeno, eventualmente batizado como Uno ou Punto.

Esse SUV seria "irmão" do Mini-Jeep que a marca de utiltários esportivos, também integrante da Stellantis, já anunciou e até mostrou o respectivo visual. Menor do que o Renegade, esse veículo será fabricado sobre a mesma plataforma eCMP utilizada pelo Peugeot 208 e, no caso da Jeep, terá propulsão 100% elétrica quando for lançado, até 2023.

A Fiat deve usar o Jeep para fazer o seu SUV pequeno, que deverá ter o mesmo porte, mas trazer motor híbrido para ficar mais acessível.

Resta saber se o novo Uno/Punto com carroceria alta virá para o Brasil - aqui, o Pulse já cumpre o papel de utilitário esportivo pequeno na gama da Fiat.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Chefão da Fiat confirma sucessor do Uno; compacto deve virar mini-SUV - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Lançamentos e mercado