Topo

BMW iX: SUV 100% elétrico chega em 2021 com 500 cv e 600 km de autonomia

Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

11/11/2020 09h59Atualizada em 11/11/2020 10h30

A BMW apresentou hoje o iX, seu novo SUV 100% elétrico que dará origem a uma família de veículos movidos a baterias.

A novidade, baseada no conceito iNEXT, será lançada no fim do ano que vem, com produção em Dingolfing, na Alemanha.

O iX exibe a mesma grade polêmica gigante de "duplo rim" que estreou recentemente nos novos M3 e M4, e faróis e lanternas traseiras esguios. Quanto às dimensões, a BMW informa que o novo utilitário esportivo terá comprimento de X5, altura de X6 e entre-eixos de X7.

Grade de duplo rim não é tão grande quanto a do conceito iNEXT, mas dividirá opinões Imagem: Divulgação

Quanto ao desempenho, o lançamento terá tração integral e virá equipado com dois motores, totalizando 507 cv de potência. Com esse conjunto, a fabricante informa aceleração de zero a 100 km/h em menos de cinco segundos.

Em relação à autonomia, o iX promete rodar até 600 km com uma carga completa no ciclo WLTP, adotado na Europa.

Para atingir esse alcance, terá baterias com capacidade superior a 100 kWh, que poderão ser totalmente recarregadas em menos de 11 horas em um wallbox de 11 kW.

BMW informa que seu novo SUV elétrico tem comprimento semelhante ao do X5 Imagem: Divulgação

Destaque para a compatibilidade com carregadores ultra rápidos de 200 kW, que, segundo a BMW, possibilitarão preencher as baterias de 10% a 80% em menos de 40 minutos. Com apenas 10 minutos na tomada, a marca informa que o veículo irá acrescentar 120 km à autonomia.

Por dentro e por fora, a BMW promove uma evolução do conceito introduzido pelo i3, o primeiro carro elétrico da marca alemã: design minimalista e uso extensivo de materiais reciclados.

Traseira exibe lanternas esguias e horizontais; autonomia é de 600 km no ciclo europeu Imagem: Divulgação

A cabine tem visual limpo, com poucos botões, onde chama a atenção o painel de instrumentos e a central multimídia integrados em uma estrutura curva, formada por duas telas, com tamanho de, respectivamente, 12,3 e 14,9 polegadas. A tela maior é tátil.

A maioria dos botões convencionais foi removida, substituída por comandos de voz e ajustes na tela sensível ao toque, enquanto o seletor iDrive, no console central, é feito de vidro e também conta com superfície tátil.

Interior minimalista traz materiais recicláveis e destaca 2 telas curvas com 12,3 e 14,9 polegadas Imagem: Divulgação

Na parte externa, as maçanetas são integradas à carroceria, contribuindo para o bom Cx (coeficiente aerodinâmico) de 0.25.

A BMW não deu ainda muitos detalhes, mas podemos adiantar que o veículo contará com tecnologias de assistência e condução semiautônoma, inteligência artificial e conexão 5G à internet.

Console central conta com revestimento de madeira e comando giratório de vidro Imagem: Divulgação

Quando chegar ao mercado, o iX terá como rivais modelos como Mercedes-Benz EQC, Audi e-tron e Jaguar I-Pace.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

BMW iX: SUV 100% elétrico chega em 2021 com 500 cv e 600 km de autonomia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Carros elétricos