VW Taos: veja o que muda no design em relação ao 'primo' chinês
Vitor Matsubara
Do UOL, em São Paulo (SP)
01/10/2020 14h03
Resumo da notícia
- Feito na Argentina, Taos chega ao país no 2º trimestre de 2021
- SUV tem mudanças de estilo em relação ao 'primo' Tharu chinês
- Taos tem design mais parecido com Nivus e T-Cross
A Volkswagen já revelou os primeiros detalhes e imagens do Taos.
O novo SUV médio (que até então era conhecido como "Projeto Tarek") será lançado no ano que vem com mudanças sutis no design, que foram feitas exclusivamente para a América do Sul.
Por isso, UOL Carros mostra a seguir quais são as diferenças do futuro lançamento para o Tharu, modelo do qual ele deriva e é vendido em mercados como a China.
Nova cara
As mudanças mais expressivas estão na dianteira. A frente inteira foi modificada para deixá-la em sintonia com a nova identidade visual da marca, uma vez que o Tharu foi lançado no mercado chinês em 2018.
Assim, o Taos fica mais parecido com Nivus e T-Cross do que o Tiguan Allspace.
O formato dos faróis é o mesmo, mas dentro deles as luzes de LED têm formato de "L", bem diferente do Tharu.
De uma das fileiras 'nasce' um filete de LEDs que percorre toda a grade dianteira. Este detalhe deve ser aplicado nas versões mais caras do SUV.
A inspiração veio da picape conceitual Tarok, que foi projetada no Brasil e fez tanto sucesso no Salão de SP de 2018 que acabou sendo exibida nos salões de Nova York e de Frankfurt, ambos em 2019.
A grade frontal tem padrão do tipo "colméia", presente inclusive nas tomadas de ar inferiores. Estas aparentam ser um pouco maiores do que as do Tharu, embora tenham o mesmo formato.
E já que mencionamos o para-choque, a peça do SUV argentino tem estilo bem menos conservador do que o Tharu. Os faróis de neblina, que ficam na parte inferior no modelo chinês, devem aparecer em posição mais elevada no Taos.
Estilo atualizado
As laterais do Taos ganharam mais volume com o aplique plástico redesenhado na parte inferior das portas. Em vez de liso como no Tharu, ele traz um formato de trapézio para reforçar a impressão de robustez.
O aplique na altura dos para-lamas dianteiros e das portas dianteira com o nome da versão deve ser preservado no SUV argentino - embora não apareça nas imagens divulgadas pela VW.
Na traseira, o Taos também se diferencia do Tharu nos detalhes. As lanternas possuem refletores em formato de seta, mais parecido com o conjunto do Nivus.
Porém, ao contrário do que alguns pensavam, o conjunto óptico não será interligado por uma seção horizontal, como acontece em T-Cross e Nivus.
No para-choque, as luzes refletivas na cor vermelha são menores no Taos e as tomadas de ar que simulam falsas ponteiras de escapamento não existem no modelo sul-americano.
No lugar delas estão outras tomadas, mas mais estreitas e em posição mais alta.