Topo

Videoconferência e test drive em casa: armas para vender carros na pandemia

Plataforma de videoconferência foi desenvolvida para aumentar vendas de carros Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo (SP)

01/09/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Empresas apostam em tecnologia para fechar negócio mesmo a distância
  • Grupo de MG fez ferramenta com videoconferência e até visão do carro em 360º
  • Startup aposta na comodidade levando carro até possível comprador para test drive

A pandemia do coronavírus obrigou muitos lojistas de veículos a encontrarem alternativas para não correr o risco de fechar as portas.

A necessidade se tornou ainda maior porque muitas pessoas continuaram pensando em trocar de carro. Um levantamento feito pela OLX em junho indicou que 35% dos entrevistados tinham a intenção de manter os planos ou até antecipar a compra.

Além disso, a mesma pesquisa apontou que a resistência a fechar negócio de forma não presencial caiu, possivelmente diante da necessidade de distanciamento social. Em maio, 52% afirmaram ter receio de adquirir um carro sem conferi-lo pessoalmente antes. Dois meses depois, este número já era bem menor: 43%.

Poupa tempo

Startup leva carro até comprador para fazer test drive Imagem: Murilo Góes/UOL

Foi assim que a tecnologia entrou em cena para garantir que o cliente possa trocar de carro sem sair de casa. Novas startups surgiram com a proposta de intermediar o contato entre o consumidor e os lojistas, de forma a eliminar etapas no processo de compra e manter o distanciamento social.

A Carupi, que diz ter obtido um desempenho oito vezes melhor entre março e julho deste ano, permite a venda e compra de carro por meio de um aplicativo ou site.

Um fotógrafo vai até o local do vendedor para fotografar o veículo, que é divulgado em sites de venda, enquanto um motorista leva o carro até o comprador para realizar um test drive. Toda a burocracia da documentação também é intermediada pela empresa.

Recentemente lançaram novo site de "outlet" de carros, com veículos a preços abaixo da tabela FIPE. Ideia é atender os vendedores que querem vender seus carros mais rápido. Em apenas 12 horas desde o lançamento na terça, 50% do total de carros já foi vendido.

Por todos os ângulos

Ferramenta Live Car Shopping tem até visão do carro em 360 graus Imagem: Divulgação

Já a Carbig.com desenvolveu uma ferramenta na qual o cliente pode interagir com o vendedor. Por meio do Live Car Shopping, o comprador pode tirar dúvidas e conversar diretamente com o lojista por meio de uma plataforma de videochamada.

Depois de agendar data e horário, o cliente recebe um link via WhatsApp para participar de uma videochamada. O lojista também pode utilizar uma ferramenta chamada Spincar, que permite que o comprador visualize o veículo em 360 graus, tanto por dentro quanto por fora.

"Durante a videochamada o consultor tem a possibilidade de mostrar ao cliente interessado todas as nuances de um carro seminovo e dar informações como se ele estivesse na loja", diz Felipe Pessoa, diretor da Carbig.com.

As novas ferramentas são resultado de um investimento de mais de R$ 1 milhão em marketing digital. A empresa afirma que já vinha investindo em tecnologia antes do coronavírus, mas que a pandemia acelerou o processo digital.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Videoconferência e test drive em casa: armas para vender carros na pandemia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Meu carro