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Carros 'encapados' e marcações no piso: como é concessionária anti-covid-19

Revendas estão funcionando em horário limitado e seguindo protocolos Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Vitor Matsubara

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/06/2020 04h00

Resumo da notícia

  • Reabertura das concessionárias em SP veio acompanhada de medidas contra Covid-19
  • Lojas tem marcações para distanciamento e carros com proteções nas superfícies de contato
  • Protocolos de higienização e proteção são seguidos por todas as revendas do Estado

A reabertura das concessionárias em São Paulo trouxe uma nova realidade para lojistas e clientes.

Além do expediente limitado (e fora dos chamados "horários de pico"), diversas medidas foram tomadas para garantir um distanciamento social.

Mais do que uma condição para garantir a volta às atividades, as medidas buscam evitar a propagação do coronavírus.

UOL Carros esteve na concessionária Brasilwagen no bairro de Moema, em São Paulo (SP), para falar com o primeiro comprador do VW Nivus. E se deparou com uma realidade bem diferente do que estamos acostumados a ver em uma concessionária.

Sem máscara, nada feito

Aviso na porta é claro: cliente precisa estar com máscara para entrar Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Um aviso fixado do lado de fora da loja pede para que os clientes respeitem o distanciamento dentro do showroom. Logo na entrada, um funcionário se encarrega de receber o cliente e realiza a medição da temperatura, algo que já se tornou corriqueiro na maioria dos lugares, pelo menos durante a pandemia.

Obviamente o cliente precisa estar com máscara para ser atendido. Marcações estão espalhadas por todo o showroom indicando a distância mínima a ser mantida. Como era de se esperar, atendimentos são realizados em pé ou em mesas com uma distância considerável entre cliente e consultor de vendas.

Marcações no piso mostram distância mínima a ser respeitada Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Notamos também a presença de vários frascos de álcool em gel em cima das mesas e das demais áreas comuns da revenda, inclusive no espaço dedicado ao café.

Por falar neste local, não há mais a cordialidade de o vendedor servir água ou cafézinho ao cliente. A orientação é que o próprio cliente faça isso para evitar contato.

Proteção em todos os lugares

Fachada da revenda Brasilwagen, que já traz o novo logotipo da VW Imagem: Vitor Matsubara/UOL

Todos os funcionários usam máscaras e alguns deles também estavam com o face shield, a proteção plástica para evitar respingo de gotículas de saliva no rosto.

Uma equipe de colaboradores se encarrega de realizar periodicamente a desinfecção das áreas comuns do ambiente e dos veículos.

Não havia mais do que seis veículos no local, mas por conta do novo padrão de exposição. A revenda foi uma das primeiras do Brasil a adotá-lo, ostentando até o novo logotipo da VW que estreia no Nivus.

Todos os carros estavam com as maçanetas externas protegidas por algumas camadas de filme plástico.

Interior dos veículos tem proteções nas superfícies de contato Imagem: Vitor Matsubara/UOL

A mesma coisa acontece no interior: volante, maçanetas, manopla de câmbio e alavanca do freio de estacionamento estavam "encapados", assim como os bancos. A concessionária ainda estava de portas fechadas durante nossa visita, mas a promessa é que a proteção é trocada a cada vez que um cliente deixa o veículo.

Bom ressaltar, inclusive, que as medidas não estão sendo adotadas apenas na rede Volkswagen.

Todas as montadoras e até a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) fez o "Guia de Orientações Contra o Coronavírus", uma cartilha com práticas para previnir o Covid-19 e informações direcionadas ao setor de distribuição de veículos.

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