Topo

Jeep Renegade flex zero ou diesel usado? Vejas prós e contras de cada opção

Versões flex zero-quilômetro são muito mais baratas, mas trazem desempenho e consumo inferiores à motorização turbodiesel; mercado de usados pode ser alternativa Imagem: Divulgação

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo (SP)

16/06/2020 04h00

O Jeep Renegade é o SUV mais vendido do Brasil. Além disso, trata-se do único utilitário esportivo compacto do País que traz as opções de motores flex e turbodiesel.

Zero-quilômetro, o modelo hoje tem quatro versões bicombustíveis, com preços sugeridos de R$ 77.490 a R$ 113.990. Já as duas configurações diesel custam, respectivamente, R$ 141.990 e R$ 152.990. Os preços não incluem opcionais.

Ao considerar a compra de um modelo novo, a diferença no valor cobrado por cada motorização é enorme - a ponto de o Renegade turbodiesel atingir a faixa de SUVs de categoria superior.

Porém, se levarmos em conta o mercado de usados, a história é diferente. Pelo mesmo preço de um exemplar flex novinho, é possível levar uma unidade usada ou seminova movida a diesel.

Um exemplo: zero, a versão Sport 1.8 sai por R$ 91.590. Pesquisando em sites de classificados, encontramos um Renegade 2.0 Trailhawk topo de linha pelo mesmo preço, ano/modelo 2015/2016 e com cerca de 25 mil km rodados.

O motor 2.0 turbodiesel já foi comercializado em configurações mais simples, tornando a compra ainda mais atraente. Um Renegade 2016/2017 Sport com essa motorização e 51 mil km rodados estava anunciado ontem por R$ 85.790.

Vantagens e desvantagens do diesel

Renegade Trailhawk usado pode custar o mesmo que versão Sport flex zero-quilômetro Imagem: Divulgação

Para quem não faz questão de automóvel zero, o Renegade turbodiesel traz vantagens.

Oferece desempenho muito superior: são 170 cv de potência e 35,7 kgfm de torque, disponíveis a apenas 1.750 rpm. Além disso, a unidade 2.0 é mais robusta, oferece consumo mais baixo e é sempre acompanhada de tração integral e câmbio automático de nove marchas.

Ao mesmo tempo, o 1.8 flex rende 139 cv e 19,3 kgfm a 3.750 rpm. Está disponível apenas com tração dianteira e transmissão de seis marchas, também automática. Com esse conjunto, o consumo e a performance são consideravelmente inferiores.

Por outro lado, as versões a diesel têm os seus poréns. Um deles, que merece atenção na compra de um usado, é a correia dentada que ativa o comando de válvulas.

De acordo com a Jeep, em modelos fabricados até 2018, o componente deve ser trocado a cada 120 mil km ou três anos, o que ocorrer primeiro - em condições normais de uso. A partir de 2019, o prazo cai para 80 mil km ou dois anos.

Por outro lado, as configurações flex trazem comando ativado por corrente, item cuja durabilidade prevista é igual à vida útil do utilitário esportivo.

O Renegade turbodiesel também exige mais gasto com manutenção. Segundo a rede de concessionárias Jeep Sinal, as três primeiras revisões programadas com esse motor custam, respectivamente, R$ 906, R$ 1.365 e R$ 1.566. Os intervalos são de 20 mil km ou um ano, o que vencer primeiro.

Já a motorização flex tem revisões a cada 12 mil km ou 12 meses, com os seguintes valores: R$ 469, R$ 832 e R$ 1.014.

Internautas opinam

Motor 1.8 flex é alvo de críticas. Até o ano que vem, Renegade terá opção 1.3 turbo com cerca de 150 cv Imagem: Murilo Góes/UOL

Em grupo do Facebook dedicado ao Renegade, uma participante relata a dúvida entre os dois motores, levando em conta veículos usados.

"Diesel 2016 ou flex 2018?", ela questiona.

A grande maioria dos comentários recomenda levar o motor mais potente.

"Eu iria de diesel, se ele estiver bem conservado e com quilometragem baixa, lembrando que o flex não troca correia pois tem corrente. Já o diesel tem de trocar!", diz uma resposta.

"Diesel, mas veja que a manutenção e o seguro são mais caros. Mas diesek é outro carro, muito bom SUV", recomenda outro internauta.

"Diesel só compensa para quem roda muito... Se for uso muito urbano, vá de flex, mesmo com autonomia menor", opina outro.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jeep Renegade flex zero ou diesel usado? Vejas prós e contras de cada opção - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Lançamentos e mercado