Citroën C4 Cactus tem visual fora do padrão e desempenho empolgante; veja
Benê Gomes
Do Auto+
25/03/2019 07h00
Mesmo já não sendo tão novidade assim no Brasil, lançado no fim de agosto do ano passado, o Citroën C4 Cactus ainda chama bastante atenção nas ruas. Afinal de contas, como novato na turma cada vez maior dos crossovers e SUVs, até aqui é o modelo que tem o desenho mais diferente na sua categoria. E isso é um ponto positivo.
Além disso, pelo menos na versão topo de linha Shine 1.6 THP Pack, com preço sugerido de R$ 99.990, o Cactus pode empolgar com a elasticidade do motor 1.6 turboflex de 173 cv e 24,5 kgmf de torque a apenas 1.400 rpm, gerenciado pelo câmbio automático de seis marchas — é o mesmo conjunto utilizado no C4 Lounge e em outros carros da PSA, dona da Citroën. No SUV compacto, a aceleração de zero a 100 km/h acontece em 8,3 segundos, de acordo com a fabricante.
Nas versões de entrada, a história é outra: vêm equipadas com o motor 1.6 flex aspirado de 118 cv e 16,4 kgfm, o mesmo utilizado no hatch C3, que pode vir acompanhado por câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades.
Veja também
Na configuração topo de linha, o C4 Cactus também traz modernos dispositivos de segurança, como o alerta de colisão frontal e o sistema automático de frenagem de emergência, bem como airbags laterais e de cortina — atrativos que podem fazer dele um sucesso no Brasil.