Topo

Conceitos de Pequim mostram: carro chinês já é capaz de fazer sonhar

Josias Silveira, Leonardo Felix

Do UOL, em Pequim (China) e São Paulo (SP)

26/04/2018 12h15

Protótipos exibidos por marcas locais no salão ousam com tecnologia e conectividade. E querem conquistar os EUA

Mais de um bilhão de chineses também sonham. Com carros, claro. Os fabricantes locais tentam dar forma a esses sonhos fazendo conceitos para brilhar no Salão de Pequim 2018. Marcas praticamente desconhecidas no mundo ocidental exibem protótipos que mexem com a imaginação dos visitantes.

Na maioria dos casos são apenas estudos isolados, sem muita chance de que um dia cheguem à produção, mas quem sabe? UOL Carros mostra os carros-conceito que mais se destacam na mostra, e que comprovam como está acelerado o desenvolvimento dos veículos chineses.

Veja também

Há bom destaque para SUVs, crossovers, elétricos, autônomos, conectividade... Enfim, tudo que está em moda no mundo sobre rodas.

Veja mais

Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
Instagram oficial de UOL Carros
Siga UOL Carros no Twitter

Do futurismo ao quase real

Poucos ouviram falar da Wey. Trata-se da marca de luxo da Great Wall, uma das maiores fabricantes locais cujo nome faz clara homenagem às muralhas da China. Ela está para a Great Wall assim como a Lexus para a Toyota. E tem pretensão de ser a primeira marca de luxo chinesa a entrar no mercado americano.

Para isso, apresentou em Pequim o chamativo crossover X Concept, que mistura um esportivo com SUV. O protótipo simula um modelo pertencente ao nível cinco (o grau máximo) na escala de autônomos, e que inclusive projeta o holograma em escala reduzidade uma "assistente" de condução no banco do passageiro.

Com cara de Tesla Model S, o Wey-X Concept traz uma ousada traseira com vidros da tampa do porta-malas repartidos por uma coluna central verticalizada.

Outra que quer conquistar o mercado americano é a GAC, que apresenta em Pequim GAC o conceito Enverge, já exibido em janeiro no Salão de Detroit. Largo, anabolizado e bastante estiloso, o protótipo prenuncia o ingresso da marca nos EUA já em 2019.

Já a Dongfeng, outra marca chinesa de atuação bem local (mas que tem participação importante no quadro de acionistas do grupo PSA Peugeot-Citroën), apareceu com um protótipo também denominado X Concept, porém com logotipo da marca Venucia, uma das marcas associadas à Dongfeng.

Trata-se de um enorme SUV com capô longo e linhas, digamos, robustas. Associada na China à Nissan, a Dongfeng produz modelos bem mais comportados por aqui, muitos utilizando apenas a insígnia da própria Nissan. Com a Venucia a ideia é seguir projetos mais arrojados.

Outra desconhecida a atacar é a HaiMa, marca surgida em 1992 em associação com a japonesa Mazda. O casamento acabou em 2006, mas a HaiMa seguiu atuando como independente e aposta em protótipos de linhas mais simples, como o conceito F7, esboço de um "suvão" com frente que lembra a atual identidade visual da Nissan e traseira que remete e crossovers de Peugeot e GM.

Confira mais protótipos em nosso álbum exclusivo, no topo desta reportagem.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conceitos de Pequim mostram: carro chinês já é capaz de fazer sonhar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Salão de Pequim