CES 2018: Kia mostra Niro EV, crossover elétrico feito para encarar a Tesla
Ricardo Ribeiro
Colaboração para o UOL, em Las Vegas (EUA)
11/01/2018 04h00
Modelo promete rodar até 383 km com uma carga, autonomia superior à do Tesla Model 3, que percorre 354 km; estreia será neste ano
Com quase o mesmo número de montadoras do Salão de Detroit, que começa na semana que vem, a CES 2018 não abriga só tecnologias ligadas a automóveis ou conceitos futuristas... A mostra já é palco de lançamentos de modelos finais, ou quase, que têm chegada breve ao mercado.
A Kia, por exemplo, mostra no evento o Niro EV Concept. Embora ainda apareça por aqui como conceito, o crossover de motor elétrico deve mudar pouco até sua estreia, prevista para o final do ano.
Veja também
O destaque é a promessa de rodar até 383 km com apenas uma carga, autonomia superior à do Tesla Model 3 (354 km). Segundo a Kia, é possível obter energia suficiente para rodar 185 quilômetros com apenas 30 minutos de recarregamento na tomada.
Reservadamente, funcionários da marca sul-coreana presentes na CES confirmam a data para os EUA, mas dizem que ainda "não podem fazer promessas" sobre o carro ao mercado brasileiro em função de sua "situação muito complexa".
Veja mais
+ Carro elétrico poderá ir de SP ao Rio sem passar sufoco; veja quando
+ Marca chinesa mostra SUV que reconhece cara do motorista
+ Quer negociar hatches, sedãs e SUVs? Use a Tabela Fipe
+ Inscreva-se no canal de UOL Carros no Youtube
+ Instagram oficial de UOL Carros
+ Siga UOL Carros no Twitter
Sai da frente!
O Niro EV usa um display na grade dianteira que oferece informações para pedestres junto de um alerta sonoro -- uma combinação de câmeras, tecnologia de reconhecimento e alto-falantes avisa os mais distraídos.
Detalhe que essa preocupação está na moda: o protótipo smart EQ, elétrico e autônomo, também tem tela de mensagens na dianteira; um protótipo que roda sozinho da Ford usa indicadores luminosos acima do para-brisa.
Segundo os fabricantes, além do velho problema da ausência de barulho dos motores elétricos, testes mostraram que a falta do motorista no autônomo assusta ou distrai pedestres, o que poderia causar acidentes.
Na Hyundai, o Nexo, outro crossover do grupo sul-coreano, já foi apresentado como versão de produção e está previsto para chegar ao mercado ainda este ano. Com motor a célula de hidrogênio, promete rodar até 800 km com uma única carga e precede outros 18 modelos ecologicamente corretos com a mesma base da empresa, que serão lançados até 2025.