Topo

Filme do Oscar "antecipa" Aventador para 1985 e tem "banheiras" da época

Eugênio Augusto Brito

Do UOL, em São Paulo

24/02/2014 20h32

Lançado nos cinemas do Brasil na última sexta-feira (21), "Clube de Compras Dallas" traz uma história forte, com bom roteiro, atuações convincentes e uma belíssima produção. Tanto que é um dos fortes concorrentes ao Oscar (seis indicações ao todo) e pode até ser considerado um dos filmes do ano. Mas UOL Carros notou um derrapagem automotiva na película dirigida pelo canadense Jean-Marc Vallée.

Ou então uma troca radical -- ainda que temporária -- de gênero, saindo por alguns instantes do drama baseado em fatos reais e seguindo para a ficção científica com toques de comédia. Quase um "De volta para o futuro": embora sua história se passe em 1985 no Estado americano do Texas (com algumas incursões por México e Japão), o filme acaba mostrando durante alguns instantes um Lamborghini Aventador, superesportivo europeu que só seria lançado 26 anos depois, em 2011.

Veja também

"Clube de Compras Dallas" concorre ao Oscar de melhor filme e melhor edição, entre outras categorias, por contar a história de um paciente diagnosticado com Aids na década de 1980 (período em que o vírus HIV e a doença ainda eram pouquíssimo conhecidos, os medicamentos eram experimentais e nada acessíveis e o preconceito com os doentes ainda maior) e sua batalha para sobreviver ao prognóstico de que teria apenas 30 dias de vida, bem como tornar o tratamento acessível a quem quisesse pagar, a despeito de farmacêuticas e do governo.   

A cena em questão surge no meio do filme, que tem quase duas horas de duração. Um pôster na parede do quarto/escritório do protagonista Ron Woodroof (vivido por Matthew McConaughey) nunca aparece por inteiro, mas deixa ver ora a traseira, ora a frente recortada do Aventador. Outros pôsteres de revistas pornô e até uma capa de disco (do músico inglês Marc Bolan, da banda de glam rock T. Rex) preenchem o cenário de meados dos anos 1980 com propriedade. Mas quem é fissurado por carros já desistiu de toda a tomada.

TEM MAIS
Esta é a derrapagem automotiva mais grave, mas não a única de "Clube de Compras Dallas". As outras, porém, são mais leves e até questionáveis. Críticos americanos apontam mais dois carros "antecipados" pelo filme.

Há um Saab 900 em versão conversível, modelo sueco que só seria importado ao mercado norte-americano entre as temporadas de 1987 e 88. Além dele, há um sedã Ford LTD Crown Victoria de 1988. Ambos, a exemplo do Aventador, são meros figurantes na história. E nenhum chama a atenção como o Lamborghini.

BANHEIRAS EM AÇÃO
Mesmo com os deslizes de produção, "Clube" é um deleite para quem aprecia carros em cena e gosta de ver as tradicionais "banheiras" americanas dos anos 1980. Há ícones do American way of driving rodando em diferentes estados de conservação durante toda a duração do filme.

O trio de gigantes americanas -- General Motors, Ford e Chrysler -- domina a ação, com diversos exemplares de suas marcas. O protagonista Ron Woodroof guia principalmente um Dodge Monaco 1974 verde malconservado. Eletricista, caubói nas horas vagas e machista homofóbico quase sempre, o personagem (que pode dar o Oscar de melhor ator a Matthew McConaughey) dirige também uma picape GMC C1500, antecessora da Chevrolet Silverado.

Outra picape a aparecer é, claro, a Ford F-150, líder entre todos os automóveis vendidos nos Estados Unidos.

Desfilam pela tela sedãs grandes com o Dodge Diplomat, caracterizado como carro de polícia, e o  Lincoln Town Car -- este, aliás, não era apenas grande, era enorme: o modelo da subsidiária de luxo da Ford tinha 5,56 metros de comprimento e 2,90 m de entre-eixos. Para comparar, o sedã Ford Fusion vendido atualmente nos Estados Unidos e no Brasil é 70 centímetros mais curto (4,86) e tem "apenas" 2,85 m de espaço interno.

Também icônico no cenário automotivo americano, o movimento do muscle car está representado por Ford Mustang, com aparição de um modelo conversível de 1972, e por um Pontiac Firebird mais antigo, de 1967.

E como o respeito pela diversidade é uma das mensagens da história, há até raridades mais ou menos classudas, como o Oldsmobile Cutlass S 1977 e o Ford Granada de 1981. Com ou sem deslizes, vale assistir!

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Filme do Oscar "antecipa" Aventador para 1985 e tem "banheiras" da época - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas de Carros