Topo

Fiat Punto sofre primeira cirurgia plástica desde que nasceu; veja preços

Novo Fiat Punto 2013: imagens e dados oficiais vazam poucas horas antes do lançamento oficial Imagem: Divulgação

André Deliberato

Do UOL, em São Paulo (SP)

20/07/2012 17h01Atualizada em 20/07/2012 19h41

Não foi preciso esperar. A Fiat marcou para este final de semana -- com início na noite desta sexta-feira (20), num grande hotel na cidade de São Paulo -- o lançamento do Punto 2013. O carro vai trocar a frente atual pela cara do Punto Evo europeu e receber alterações técnicas. Porém, antes de a festa começar, as fotos e as informações oficiais do modelo foram parar na internet. São as que você vê aqui.

O visual externo do carro, como já era esperado, ganhou mesmo o estilo do Punto europeu, com novos faróis e lanternas com detalhes em LEDs e parachoques, dianteiro e traseiro, redesenhados. Por dentro, o formato do painel ficou mais sóbrio e menos ousado que o da versão anterior, mas o nível de acabamento foi mantido. É a primeira vez em cinco anos de Brasil (o Punto estreou em 2007) que o modelo recebe alterações estéticas. 

Veja também

Fora isso, o Punto adota a partir de agora funções que priorizam a eficiência do motor. Uma delas é o EcoDrive, que dá dicas sobre como poupar combustível no painel e salva os dados em smartphones para análise posterior do motorista.

Outro recurso, inédito em um Fiat produzido no Brasil, é o seletor DNA (de Dinâmico, Normal e Autonomia), que permite ao motorista escolher o modo de condução: o sistema regula a sensibilidade do pedal do acelerador e avisa sobre a hora certa de trocar a marcha, dependendo da opção escolhida.

VERSÕES
As versões do Punto 2013 mantiveram os nomes que já existiam: Attractive continua sendo a versão de entrada, com motor 1.4; Essence é a primeira versão intermediária (motor E-torq 1.6); Sporting é a segunda (E-torq 1.8); e T-Jet, versão com motor 1.4 turbo de 152 cv que continua sendo o topo da gama. Com exceção do motor 1.4 aspirado -- o Fire EVO, que ganhou variador de tempo de válvulas e, consequentemente, mais potência (passou de 86 para 88 cv, com etanol) --, nenhum propulsor recebeu alterações mecânicas. 

Entre todas as opções, somente Punto Essence e Sporting poderão ser equipados com o câmbio automatizado Dualogic de segunda geração, chamado pela fabricante de Dualogic Plus. As outras configurações de acabamento continuam com a transmissão manual de cinco marchas -- no T-Jet, a caixa tem leves diferenças de calibração, mais esportivas (como, por exemplo, a primeira marcha mais curta). As informações foram retiradas da ficha técnica do modelo. Você pode vê-la aqui.

As variações de equipamentos entre as versões do Punto 2013 só devem ser revelados neste sábado (21), quando UOL Carros também avalia o modelo. Os preços, ainda extra-oficiais, são os seguintes:

Punto Attractive 1.4 -- R$ 38.570
Punto Essence 1.6 -- R$ 41.750
Punto Essence 1.6 Dualogic -- R$ 44.140
Punto Sporting 1.8 -- R$ 46.400
Punto Sporting 1.8 Dualogic -- R$ 48.770
Punto T-Jet 1.4 turbo -- R$ 55.740

As impressões sobre as mudanças você confere na próxima semana.
 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fiat Punto sofre primeira cirurgia plástica desde que nasceu; veja preços - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas de Carros