Topo

GM guarda sete novidades para o Brasil em 2012

Picape com linhas similares às do conceito Colorado é fotografada em São Caetano do Sul (SP) Imagem: Ricardo Cassari/UOL

Da Redação

11/11/2011 08h17

Duas coisas são certas na GM do Brasil: não haverá mais lançamentos em 2011 -- o último foi o Cobalt, apresentado há menos de uma semana. A afirmação foi feita pelo vice-presidente Marcos Munhoz, durante conversa com jornalistas que aguardavam para testar o novo sedã da marca na pista de Cruz Alta, em Indaiatuba (SP). Logo em seguida, o executivo divulgou aquela que é a segunda certeza: haverá sete novidades em 2012.
 
Qualquer palavra além dessas duas assertivas entra no campo das especulações, mas ainda assim podemos mesclar algumas informações para traçar um panorama sobre o futuro da GM. Fato: a marca determinou que o próximo ano serviria de prazo final para a renovação de seu portfólio no país. Assim, até dezembro de 2012 a Chevrolet deverá exibir os substitutos para seus carros de entrada (o hatch Celta e o sedã Prisma), para o segmento compacto (Corsa), para a linha familiar (Meriva e Zafira) e para seus atuais utilitários médios (S10 e Blazer). 
 
A quantidade de picapes camufladas avistadas em diversas cidades do país levam a crer que a estreia da Colorado está próxima. Na mesma conversa com a imprensa, porém num tom mais informal, Munhoz deixou no ar a informação de que, pelo menos a princípio, esta nova picape não mataria a S10. Mas em momento algum deixou escapar qualquer dica sobre a chegada do SUV que vai aposentar a Blazer -- UOL Carros mostrou na quinta-feira o conceito Trailblazer, que foi desenvolvido aqui no Brasil e está em exibição do Salão de Dubai, no Oriente Médio.
 
Citando nominalmente Volkswagen Amarok e Toyota Hilux, o executivo deixou claro com quem a Colorado deve concorrer e, melhor, com quais predicados: para a GM, é impensável ter uma picape média de luxo sem câmbio automático (como ainda ocorre com a Amarok), assim como é impensável não bater de frente com o utilitário da marca japonesa, que é o atual paradigma do segmento.
 
A S10, portanto, poderia seguir como opção para frotistas e consumidores que precisam de um carro com boa capacidade de carga, mas sem tanto conforto interno.
 
Outra barbada é a chegada do Cobalt automático, que deve estar nas lojas em algum momento a partir de março (segundo trimestre) com a dupla câmbio de seis velocidades/motor 1.8 Econoflex. Embora o carro não seja inédito, a mudança de equipamento é o suficiente para ser considerado pela marca como novidade.
 
A versão hatch do médio Cruze também está perto do país, a ponto de muita gente do setor ter acreditado que ele chegaria ainda em 2010. Assim, o substituto formal do Vectra GT (já morto) seria a terceira atração da marca em 2012.
 
O chamado projeto PM7, que dará origem a um novo monovolume de cinco (para tomar o espaço da Meriva) e sete lugares (da Zafira), já foi avistado sob camuflagem em algumas ocasiões e pode ser mais um lançamento do próximo ano. O mesmo pode ser dito do projeto Onix, que substituirá Celta e Prisma como modelos de entrada da linha GM.
 
Há ainda a expectativa de que o Aveo (ou Sonic em alguns mercados) chegue para ocupar a vaga do Corsa. Embora hatch e sedã do Aveo sejam realidade nos mercados americano, europeu e asiático, esta é a substituição menos pronunciada até o momento, mas sua inclusão ajudaria a zerar a conta da defasagem da linha Chevrolet no Brasil.
 

Veja também

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

GM guarda sete novidades para o Brasil em 2012 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Últimas de Carros