O badalado iCar, o carro da Apple, continua em fase de desenvolvimento, mas a criadora do iPhone está encontrando dificuldades em encontrar uma montadora disposta a fabricar o veículo quando ele chegar aos consumidores. Primeiro foram a Kia e a Hyundai, que pertencem ao mesmo grupo automotivo: após um executivo citar conversas com a Apple para uma eventual parceria, as empresas sul-coreanas trataram de desmentir as tratativas. Mais recentemente, a japonesa Nissan também veio a público para negar rumores de que estaria negociando para montar o iCar com base em especificações definidas pela companhia californiana de tecnologia. Segundo o jornal "The Financial Times", Nissan e Apple realmente abordaram "brevemente" a possibilidade de um acordo, mas as conversas não evoluíram e nem avançaram ao nível do alto comando da Nissan. "Não estamos conversando com a Apple, porém, a Nissan está sempre aberta para explorar colaborações e parcerias para acelerar a transformação da indústria", declarou uma porta-voz da fabricante nipônica. A preocupação das montadoras orientais é a mesma: comprometer sua imagem de fabricante de veículos próprios, com pesados investimento em pesquisa e desenvolvimento, para se tornarem meras fabricantes de produto para concebido por terceiros. A fabricação de iPhones e outros produtos da Apple hoje é justamente assim: a marca da maçã se encarrega de todo o projeto, protegido inclusive por diversas patentes registradas em seu nome, e entrega as operações de manufatura para a taiwanesa Foxconn - que atende outros clientes no mesmo modelo de negócio. A diferença, no caso das montadoras, é que elas têm seus próprios produtos e levaram décadas para consolidar sua imagem perante os respectivos consumidores. As três marcas citadas, inclusive, têm iniciativas próprias voltadas a tecnologias de propulsão elétrica e autônomas - justamente as duas principais características do futuro iCar - que deverá estrear ainda nesta década. A própria Foxconn há pouco fechou contrato com a chinesa Geely para fabricar veículos elétricos para comercialização na China. Enquanto isso, a Apple segue em busca de alguém para montar seu carro. Uma candidata natural seria a canadense Magna Steyr, especializada em produzir veículos de terceiros. |