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O revolucionário Volkswagen Taos

09/03/2021 14h20

Novo SUV médio chega para ser a nova referência da categoria, estabelecendo novos parâmetros em segurança, tecnologia e espaço interno

A família de SUVs da Volkswagen vai crescer logo mais com a chegada do Taos, que chegará aos concessionários da marca para completar a gama que atualmente conta com T-Cross, Nivus e Tiguan. O modelo será produzido na fábrica de General Pacheco, na Argentina - de onde também vem a picape Amarok.

Posicionado entre T-Cross e Tiguan, o Taos foi desenvolvido com três conceitos bem definidos na mente de designers e engenheiros: premium, único e sofisticado. Na prática, isso se reflete em linhas modernas e elegantes, com a presença de muita tecnologia e itens de segurança exclusivos na categoria - além de muito espaço interno, tanto para os passageiros, como para a bagagem.

Tudo isso vem gerando uma elevada expectativa. Então, enquanto o aguardado lançamento não chega, conheça os principais atributos e novidades que estarão a bordo do Volkswagen Taos - e entenda por que ele vai provocar uma verdadeira revolução no segmento brasileiro dos SUVs médios.

Casamento perfeito

O Taos é produzido sobre a Estratégia Modular MQB, que utiliza materiais de alta tecnologia na construção de sua estrutura, reduzindo o peso total do veículo - são apenas 1.420 kg, colocando-o como o mais leve da categoria dos SUVs médios. Menos peso representa, na nossa vida cotidiana, menor consumo de combustível e redução na emissão de poluentes.

Lateral - VW - VW
Imagem: VW
VW (750x421)

A plataforma MQB ainda oferece um amplo entre eixos de 2.680 mm - medida determinante para o espaço interno de um veículo. No Taos, cinco ocupantes viajam com muito conforto e o porta-malas é generoso, com capacidade para 498 litros - vale dizer que o principal concorrente no segmento transporta 410 litros no compartimento.

Interno - VW - VW
Imagem: VW
VW (750x421)

O motor 250 TSI, de 1,4 litro, com turbocompressor e injeção direta de combustível, entrega 150 cavalos de potência. Já conhecido e bastante elogiado no mercado, o propulsor trabalha acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades, que oferece opção de trocas manuais por borboletas no volante ou na própria alavanca.

Mas, falando do motor, o principal destaque fica para os 25,5 kgf de torque máximo, que chegam a apenas 1.500 rpm. Isso representa as arrancadas e retomadas de velocidade com muito mais agilidade - mais segurança, por exemplo, para fazer uma ultrapassagem ou acessar uma rodovia.

A aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 9,3 segundos, enquanto a velocidade máxima é de 194 km/h.

Premium e arrojado

A atual linguagem de design da Volkswagen está presente no Taos, o que, claro, era esperado. Mas também é certo que ele possui uma personalidade própria. Sua silhueta de frente elevada e linha de cintura vincada, com caixas de rodas retangulares, reforça o sentimento de força e robustez, algo fundamental para um SUV.

Frente - VW - VW
Imagem: VW
VW (750x421)

A dianteira possui um "X" em acabamento black piano, que combina muito bem com a trama de elementos hexagonais da grade, que remetem aos modelos esportivos da marca. Mas é à noite que o Taos deve fazer muitas cabeças se virarem por onde passar, graças à nova assinatura noturna da Volkswagen: os faróis são ligados por um filete de LED que "corta" a grade e o logotipo frontal.

O interior conta com acabamento Premium, com materiais soft touch, agradáveis ao toque e visualmente elegantes. A sofisticação da cabine fica completa com o teto solar panorâmico (de acionamento elétrico e isolamento térmico) e as duas telas digitais - o painel digital de 10,25" (inteiramente configurável) e a tela sensível ao toque do sistema infotainment VW Play, de 10,1".

Interior - VW - VW
Imagem: VW
VW (750x421)

Estado da arte

Por sinal, o VW Play é um dos pontos altos do Taos. Mais do que uma ampla tela de alta resolução, o sistema oferece uma experiência de uso bastante amigável e intuitiva - depois de sua estreia, com o lançamento do Nivus, em 2020, ele logo se transformou em sucesso de crítica. É o atual estado da arte das centrais de entretenimento.

VW Play - VW - VW
Imagem: VW
VW (750x421)

Há ainda outras comodidades. Primeiro, dá para fazer o agendamento de revisões e serviços pelo próprio VW Play. Além disso, o Taos conta com um HD de 10 GB, que permite ao usuário baixar aplicativos e economizar espaço no smartphone.

E falando em conectividade, o Taos conta com sistema Apple Carplay (sem fio) e Android Auto (via cabo), vem com três portas USB-C e sistema de carregamento de smartphone por indução.

Mais tecnologia

O Controle adaptativo de cruzeiro (ACC) com stop & go é outra tecnologia que facilita a vida tanto na estrada como na cidade. O motorista seleciona a velocidade máxima e a distância que deseja manter em relação ao carro à frente.

O sistema, então, se encarrega de acelerar e frear mantendo esses parâmetros - e é desativado caso o motorista toque no acelerador ou no freio. Caso o veículo à frente pare completamente, mas volte a acelerar em até três segundos, o Taos retoma a aceleração automaticamente.

Os faróis de LED são uma outra atração à parte. Não apenas pela sua estética, mas pela tecnologia IQ. Light, que consegue ampliar o alcance e amplitude da área iluminada, melhorando a visão do motorista.

farois - VW - VW
Imagem: VW
VW (750x421)

O IQ. Light possui tecnologia anti-ofuscamento, que evita que os motoristas que vem em sentido contrário recebam o facho de luz diretamente nos olhos, e a luz de conversão dinâmica, que faz o facho de luz acompanhar a direção do veículo - aumentando a segurança em curvas durante a noite.

Segurança acima de tudo

A lista de itens de segurança é outro destaque do VW Taos, que vai contar com uma série de recursos autônomos que ampliam a proteção dos passageiros.

Como, por exemplo, o Front Assist, que monitora a área à frente do veículo por meio de um radar e, se detectar a aproximação rápida de algum veículo (mesmo que esteja parado) ou de um pedestre, emite um aviso ao motorista.

O Taos pode, em situações de colisão iminente em que o motorista não tomou nenhuma ação após o aviso, acionar os freios de forma autônoma. Se a velocidade for de até 50 km/h, o City Emergency Brake entra em ação, reduzindo o risco de colisões ou atropelamentos.

City - VW - VW
Imagem: VW
VW (750x421)

Acima dessa velocidade, é o sistema de Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) que se encarrega de acionar os freios e evitar uma colisão - ou, se isso não for possível, reduzir as consequências.

Outro item bastante útil na movimentada vida urbana das grandes metrópoles é o Detector de tráfego traseiro, que consegue detectar a aproximação de veículos na perpendicular. Com ele, sair de uma vaga de ré, seja na rua ou em um shopping center, é muito mais seguro. Os freios também são acionados automaticamente em caso de colisão iminente.

Há muitos outros itens de segurança, inclusive equipamentos exclusivos entre os SUVs médios. É o caso do detector de fadiga, que sugere uma parada ao detectar cansaço excessivo por meio dos padrões de ação do motorista, e o Post Collision Brake, que aciona os freios automaticamente após um acidente, evitando assim colisões sequenciais.

E quando chega?

O Volkswagen Taos começará a ser vendido no segundo trimestre de 2021. Fique ligado, pois a data exata e mais informações sobre o modelo e suas versões serão divulgados muito em breve!

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab para Volkswagen e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL