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Honda ZR-V: como anda, quanto custa e o que traz o novo 'SUV do Civic'

Alessandro Reis

Do UOL, em São Paulo

15/01/2024 04h00

Acaba de chegar ao Brasil o novo Honda ZR-V, SUV médio derivado do Civic. Importado do México, o utilitário esportivo chega por R$ 214.500 na versão única Touring para concorrer com Toyota Corolla Cross, Jeep Compass, Volkswagen Taos e outros utilitários esportivos de porte médio.

Maior do que o Honda HR-V em todas as dimensões, vem equipado com motor 2.0 aspirado a gasolina de 161 cv e 19,1 kgfm a 4.200 rpm - portanto, nada de turbo ou propulsão híbrida, itens disponíveis nos rivais citados acima e também no 'irmão' (que oferece 1.5 turbo de 177 cv e 24,5 kgfm a 1.700 rpm).

Para compensar, o ZR-V chega bem recheado de itens de série e um pacote completo de assistentes à condução, incluindo controle de velocidade adaptativo e frenagem automática de emergência. Suficiente para encarar os rivais? Mostraremos a partir de agora.

Desvendando o Honda ZR-V

Design: exibe um desenho mais limpo, sem muitos vincos e com linhas mais arredondadas, seguindo a escola adotada pelo novo HR-V. Agrada e foge do estio mais "caixote" típico dos SUVs - lembra uma perua mais encorpada e isso é bom. As rodas com apenas 17 polegadas parecem pequenas para o porte do carro, mas vêm acompanhadas de pneus com perfil mais alto, que beneficiam o conforto. Por dentro, é muito parecido com a nova geração do Civic.

Imagem: Divulgação

Vida a bordo: reúne características que agradarão as famílias: tem bom espaço interno, especialmente na segunda fileira de assentos, traz suspensão precisa e confortável e exibe bom acabamento interno. Detalhes como o banco do motorista com ajustes elétricos e o teto solar de série tornam a vida a bordo ainda melhor, enquanto a segurança está reforçada: sai da fábrica com oito airbags e itens de condução semiautônoma como frenagem automática com alerta de colisão e lembrete de objetos deixados no banco traseiro.

Desempenho: a Honda tradicionalmente não informa números como aceleração de zero a 100 km/h nem velocidade máxima, mas dá para adiantar que o motor 2.0 de 161 cv e 19,1 kgfm está longe de empolgar - da mesma forma que o câmbio automático CVT, mesmo com sete marchas virtuais. O ZR-V têm fôlego suficiente para o seu porte, mas apenas isso. Por outro lado, a calibragem das suspensões, que são independentes na traseira, agrada ao trazer um equilíbrio entre conforto e precisão.

Imagem: Rafaela Borges/UOL

Consumo: traz consumo de gasolina razoável para a sua categoria: o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia) informa médias de 10,2 km/l na cidade e de 12,1 km/l na estrada. Pessoalmente, fiquei na faixa de 8 km/l em vias urbanas durante meus dias de convívio com o carro.

Itens de série: destacam-se o pacote de assistências a condução Honda Sensing, que inclui controle de velocidade adaptativo, alerta de colisão com frenagem automática de emergência e assistente de manutenção de faixa. Quanto a equipamentos de conforto, é equipado com ar-condicionado de duas zonas, banco do motorista com ajustes elétricos, recarga de celular por indução, sistema de som com oito alto-falantes, bancos de couro e freio de estacionamento eletrônico com função auto hold.

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Honda ZR-V Touring

Preço

R$ 214.500
Carros
3,7 /5
ENTENDA AS NOTAS DA REDAÇÃO

3,0

3,0

4,0

4,0

4,0

3,0

5,0

Pontos Positivos

  • Traz pacote completo de assistentes e itens de segurança
  • Rodar confortável e preciso
  • Design
  • Espaço interno

Pontos Negativos

  • Não tem saída do ar-condicionado para o banco traseiro
  • É mais caro e anda menos do que o Honda HR-V topo de linha

Veredito

O ZR-V chega para atender a parcela dos fãs do Civic que não está disposta a pagar R$ 260 mil no sedã médio. Traz interior muito semelhante ao do 'irmão', boa posição de dirigir e pacote completo de recursos de segurança. Deverá agradar clientes fiéis da Honda, mas deixa de trazer motor turbo ou com alguma assistência elétrica - itens disponíveis em rivais diretos como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross, respectivamente.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Mecânica
  • Motorização

  • Motor 2.0 aspirado, injeção indireta, duplo comando variável de válvulas

  • Combustível

  • Gasolina

  • Potência (cv)

  • 161 cv a 6.500 rpm

  • Torque (kgf.m)

  • 19,1 kgfm a 4.200 rpm

  • Aceleração de 0 a 100 (segundos) (km/h)

  • Não informada

  • Velocidade máxima (km/h)

  • Não informado

  • Consumo cidade (km/l)

  • 10,2 km/l (Inmetro)

  • Consumo estrada (km/l)

  • 12,1 km/l (Inmetro)

  • Câmbio

  • CVT, 7 marchas simuladas

  • Tração

  • Dianteira

  • Direção

  • Elétrica

  • Suspensão Dianteira

  • Independente, McPherson

  • Suspensão Traseira

  • Independente, Multilink

  • Freios Dianteiros

  • Discos ventilados

  • Freios Traseiros

  • Discos sólidos

Pneus e Rodas
  • Pneus

  • 215/60R17

  • Rodas

  • 17 polegadas

Dimensões
  • Altura (mm)

  • 1.611 mm

  • Comprimento (mm)

  • 4.568 mm

  • Entre-eixos (mm)

  • 2.655 mm

  • Largura (mm)

  • 1.840 mm

  • Ocupantes

  • 5

  • Peso (kg)

  • 1.446 kg

  • Porta-malas (L)

  • 389 litros

  • Tanque (L)

  • 53 litros

Preço das Revisões, Seguro e Garantia
  • Garantia

  • 3 anos

Equipamentos
  • Airbags Motorista

  • Airbags Passageiro

  • Airbags Laterais

  • Airbags do tipo Cortina

  • Airbags para joelho do motorista

  • Controle de Estabilidade

  • Controle de Tração

  • Freios ABS

  • Distribuição Eletrônica de Frenagem

  • Ar-Condicionado

  • Travas Elétricas

  • Ar Quente

  • Piloto Automático

  • Volante com Regulagem de Altura

  • Vidros Elétricos Dianteiros

  • Vidros Elétricos Traseiros

  • Central Multimídia

  • Rádio FM/AM

  • Entrada USB

  • Banco de Couro

  • Banco do motorista com ajuste de altura

  • Bancos com ajustes elétricos

  • Desembaçador Traseiro

  • Teto Solar

  • Computador de Bordo

  • Acendimento automático dos faróis

  • Faróis de neblina

  • Frenagem autônoma de emergência

  • Alerta de permanência em faixa

  • Sensor de pressão dos pneus

  • Alerta de colisão

  • Abertura elétrica do porta-malas

  • Faróis com regulagem de altura

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