Amor, paz, natureza: o que significam cores das fitas do Senhor do Bonfim?

O período de Carnaval em Salvador também é marcado pelas fitas do Senhor do Bonfim, procuradas pelos turistas principalmente em uma basílica localizada na Sagrada Colina, em Itapagipe. Confira significado de cada fitinha.

Qual significado das fitas do Senhor do Bonfim

Cada cor representa um orixá. Prefeitura de Salvador e vendedores locais explicam qual o significado das cores de cada fita. Enquanto algumas pessoas amarram nos punhos, outras realizam pedidos prendendo as fitas nas grades que cercam a basílica.

Verde (escuro ou claro): Oxóssi. É chamado de São Jorge na religião cristã. Simboliza natureza e crescimento.

Azul-claro: Yemanjá, padroeira dos pescadores e divindade dos mares

Amarelo: Oxum. Deusa do ouro, representa prosperidade.

Azul-escuro: Ogum, orixá guerreiro, significa coragem e força. Representa Santo Antônio, protetor dos casais e do amor, em outras religiões.

Colorido ou rosa: Ibeji e Oxumaré. Ibeji são entidades gêmeas, apontadas como São Cosme e Damião na religião Cristã e são padroeiros das crianças. Oxumaré é o símbolo da continuidade e da permanência.

Branco: Oxalá: criador do universo, simboliza paz.

Vermelha: Iansã. Deusa dos ventos e das águas. Representa a capacidade de purificação e renovação.

Continua após a publicidade

Roxo: Nanã. Tratada como uma anciã, ela representa a chuva e o contato com a natureza.

Existem outras opções de cores. Preta com letras vermelhas (Exú e Pombagira), preta com letras brancas (Omulu e Obaluaê), vermelha com letras brancas (Xangô) e verde com letras brancas (Ossain).

Melhor época para vendas

Lucia Campos, 70, vende as fitinhas nos arredores da basílica do Senhor do Bonfim há 50 anos. Ela afirmou que o período de Carnaval é um dos melhores para a venda no local.

Ela disse conseguir fazer dinheiro suficiente para pagar as dívidas na sequência do ano. "Conseguimos vender 200, 150 fitinhas em um bom dia. Dá para faturar R$ 200", disse em papo com o UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.