Topo

CarnaUOL

De Rainha a homenageada: os Carnavais de Luiza Brunet na Portela

Do UOL, em São Paulo

21/02/2023 08h30

Luiza Brunet, 60, foi uma das homenageadas do desfile da Portela, que comemorou 100 anos na Sapucaí na segunda noite do Grupo Especial do Carnaval no Rio. A escola relembrou passagens marcantes de sua própria história no sambódromo, e dedicou uma parte de seu samba para relembrar a rainha que ficou mais tempo à frente da bateria da escola.

A modelo representou a Portela entre 1986 e 1994 — em 1988, grávida, ela afastou-se do cargo e desfilou sobre um tripé, mas voltou ao próprio posto no ano seguinte. Embora a Azul e Branca seja a maior vencedora do carnaval carioca, com 22 títulos, nenhum deles foi conquistado com Brunet no posto de rainha.

Em seu retorno à Portela, junto a outras grandes figuras como Adriane Galisteu, Luíza fez um protesto contra a violência doméstica ao marcar um X em vermelho pintado em sua mão. Ela passou pela avenida usando um vestido todo azul com brilhos, na cor da escola, e comemorou a importância de estar presente para marcar uma data tão importante para a Portela.

A trajetória de Luiza Brunet no Carnaval começou em 1981, quando aceitou um convite de Joãosinho Trinta para desfilar pela Beija-Flor de Nilópolis. Naquele momento, ela não imaginava que se tornaria uma referência para outras rainhas de bateria que viriam futuramente, ou que sua trajetória seria tão significativa para o Carnaval carioca. Ela deixou seu nome na história da folia junto de outras musas icônicas, como Luma de Oliveira e Monique Evans.

Nos anos seguintes, Luiza continuou desfilando pela Beija-Flor, até que recebeu o convite da Portela e por lá ficou até chegar à Imperatriz Leopoldinense, em 1995, e permanecer por 17 anos por lá à frente dos ritmistas.

O vestido escolhido por Luiza e o protesto com o X vermelho pintado na mão têm relação com seu ativismo no combate à violência contra as mulheres. "Não preciso colocar o corpo para fora. Hoje, minha preocupação é a minha causa", justificou.

Qual escola vai vencer o Carnaval 2023 do Rio?

Resultado parcial

Total de 1814 votos
2,70%
Zô Guimarães/ UOL
5,02%
Zô Guimarães/ UOL
4,69%
Lucas Landau/ UOL
2,54%
Lucas Landau/ UOL
5,24%
Lucas Landau/ UOL
18,52%
Zô Guimarães/ UOL
1,98%
Lucas Landau/ UOL
17,59%
Zô Guimarães/ UOL
15,77%
Lucas Landau/ UOL
6,17%
Zô Guimarães/ UOL
14,66%
Zô Guimarães/ UOL
5,13%
Lucas Landau/ UOL

CarnaUOL