Topo

CarnaUOL

Após fala racista, X-9 Paulistana é rebaixada para Grupo de Acesso 2 em SP

Momento inicial do desfile da X-9 Paulistana com fala racista do presidente disponível no YouTube da Liga-SP - Reprodução/ YouTube/ Liga Carnaval SP - Oficial
Momento inicial do desfile da X-9 Paulistana com fala racista do presidente disponível no YouTube da Liga-SP Imagem: Reprodução/ YouTube/ Liga Carnaval SP - Oficial

Do UOL, em São Paulo

21/02/2023 20h34

A escola de samba X-9 Paulistana caiu para o Grupo de Acesso 2 do Carnaval em São Paulo. O rebaixamento acontece após a repercussão de uma fala racista do presidente da agremiação, Mestre Adamastor, no início do desfile.

A escola alcançou 269,2 pontos e ficou ainda mais longe de voltar ao Grupo Especial da folia paulistana.

Mais cedo, a Liga Independente das Escolas de Samba divulgou uma nota repudiando o comportamento do presidente da agremiação.

"Como organizadora de uma festa cuja identidade é essencialmente negra e enquanto representante do samba em São Paulo, a Liga vem a público para se opor às falas de cunho racista", disse a entidade por meio de nota.

Mestre Adamastor havia convocado membros da escola de samba e pedido para eles levantarem a mão e fecharem o punho e perguntou se eles sabiam o que significava o símbolo. "Porr* nenhuma", respondeu ele. "Se a gente não cantar, a gente tá morto com farofa. Essa é a real", completou.

A Morro da Casa Verde somou 269 pontos e também foi rebaixada para o Grupo de Acesso 2.

Tensão em integrantes das escolas marca apuração de SP; veja fotos

CarnaUOL