Topo

CarnaUOL

Vila Isabel fecha o Carnaval com Martinho ovacionado e maratona de Sabrina

Do UOL, em São Paulo*

24/04/2022 05h38Atualizada em 24/04/2022 05h56

Fechando os desfiles do grupo especial do Rio de Janeiro, a Vila Isabel entrou na Marquês de Sapucaí celebrando seu presidente de honra, Martinho da Vila.

"Canta, Canta, Minha Gente. A Vila é de Martinho!" era um enredo muito aguardado por todos da escola, que gostariam de homenagear o sambista em vida. O desfile ficou sob responsabilidade do carnavalesco Edson Pereira.

Aos 84 anos, o poeta, compositor, cantor e escritor surgiu logo na comissão de frente sentado em uma alegoria giratória que o exibia para todos presentes na Sapucaí. Depois, desceu e desfilou no chão junto a uma ala com 140 familiares e amigos que acompanham a homenagem na avenida.

Martinho, que leva a escola em seu nome, já tinha um busto na entrada da Vila Isabel. Ele é um dos compositores de "A Vila canta o Brasil celeiro do mundo", samba campeão de 2013. Martinho também se envolveu em outros três enredos campeões da escola. Em 1988, ele participou da escolha do tema "Kizomba, festa da raça" e, em 2006, "Soy Loco Por ti América A Vila Canta a Latinidade".

Maratona de Sabrina Sato

Rainha de bateria da Vila Isabel, Sabrina Sato fez questão de honrar seu compromisso na volta do Carnaval depois do hiato em 2021 por causa da pandemia de covid-19. A apresentadora desfilou em São Paulo pela Gaviões da Fiel, pegou um voo, e seguiu para o Rio em uma verdadeira maratona.

O esforço de Sabrina chamou a atenção do público e ela chegou à Sapucaí com tempo de sobra para entrar na avenida. A fantasia preta, branca e dourada usada em São Paulo foi trocada por uma toda azul para desfilar no Rio de Janeiro. A maquiagem foi feita durante o voo.

Como foi o desfile

Com samba forte cujo refrão dizia "a vida vai melhorar", a Vila Isabel passou pela Marquês de Sapucaí deixando esperança de seus torcedores de que podem sonhar com o título.

Com desfile tecnicamente perfeito, sem formação de buracos entre as alas ou alegorias com problemas, a escola é forte candidata assim como a apresentação anterior, da Grande Rio.

A abertura causou bastante impacto com o homenageado na comissão de frente. Algumas pessoas estranharam, já que é costume trazer a pessoa que recebe a homenagem no encerramento do desfile. Martinho surgiu como elemento surpresa na comissão de frente vindo no tripé.

A escola conseguiu fazer dentro do tempo regulamentar uma apresentação que deixou todos bastante satisfeitos. As cinco alegorias contaram a vida e obra de Martinho juntamente com as 27 alas. No fim, o grande baile do Boulevard mostrando o quanto Martinho viveu e buscou inspiração para criar personagens que povoam o imaginário criativo das obras do compositor carioca.

A Vila Isabel encerra as apresentações pensando alto em seu campeonato.

*colaborou Valmir Moratelli, do Rio

CarnaUOL