Topo

CarnaUOL

Águia de Ouro leva Oxalá para avenida em busca do bicampeonato

Do UOL, em São Paulo

24/04/2022 03h26

Campeã do Carnaval 2020 com um samba-enredo sobre educação, a Águia de Ouro entra no Sambódromo do Anhembi este ano para defender o título conquistado na última edição

A escola sediada em Pompeia entra na avenida com um samba-enredo que homenageia a cultura afro-brasileira, e duas adições: Erika Schneider e Bil Araújo.

Com um samba-enredo chamado "Afoxé de Oxalá - No Cortejo de Babá, Um Canto de Luz em Tempo de Trevas", a escola faz um clamor para que Oxalá, um dos orixás criadores do mundo segundo os ritos do Candomblé, olhe para o povo negro e tenha compaixão pelas lutas antirracistas.

O samba propõe um debate entre crenças, e contra a discriminação religiosa. Além disso, a ideia do carnavalesco Sidnei França é apresentar conceitos e termos do candomblé para abrir este diálogo.

O desfile da Águia de Ouro marca a estreia de Erika Schneider na avenida. A ex-participante de "A Fazenda" (Record TV) veio como musa, e desfilou à frente do segundo carro da escola, que tratou sobre o "Esplendor da Natureza Ancestral".

Para apoiar a namorada, Bil Araújo também fez sua estreia na avenida, desfilando na lateral.

Contra a discriminação religiosa

A comissão de frente da Águia trouxe quatro personagens distintos do Candomblé, e colocou o Exu em destaque. A entidade, segundo a Umbanda e o Candomblé, é responsável por fazer a comunicação entre humanos e orixás. Apesar da representação usualmente relacionada a aspectos negativos, o Exu é um mensageiro da positividade.

Quebrar tais estereótipos negativos é um dos objetivos da Águia de Ouro.

Outro dos diferenciais do desfile é a escola não trazer sincretismo religioso para a avenida. Ou seja, a escola deixou de lado qualquer representação que pudesse mostrar uma fusão de crenças. Isso porque, no Brasil, uma das maiores expressões do sincretismo é consequência da colonização.

De forma geral, a Águia de Ouro fez um desfile contra a intolerância. Cada ala veio representando oxirás diferentes e suas respectivas causas, dando destaque a minorias de representação e falando sobre diferentes fés e a importância do respeito entre as mesmas.

CarnaUOL