Topo

CarnaUOL

Carnaval nas novelas: 10 obras que mostraram desfiles de escolas de samba

Paloma (Grazi Massafera) e Alberto (Antonio Fagundes) em cena emocionante de "Bom Sucesso" - Reprodução / Globo
Paloma (Grazi Massafera) e Alberto (Antonio Fagundes) em cena emocionante de "Bom Sucesso" Imagem: Reprodução / Globo

Do UOL, em São Paulo

10/04/2022 04h00

Os desfiles das escolas de samba, que começam no próximo dia 22 em São Paulo e no Rio de Janeiro, também estão constantemente presentes na dramaturgia.

Escolas, sambistas e até homenageados em enredos foram mostrados nas novelas exibidas pela TV Globo nas últimas décadas.

Pai Herói (1979)

Em sua reta final, a novela mostra Ana Preta, personagem de Gloria Menezes, desfilando pela escola de samba Beija-Flor de Nilópolis. A trama também contou com uma fuga do vilão Baldaracci (Paulo Autran) durante um baile de Carnaval.

Partido Alto (1984)

Obra de Aguinaldo Silva e Glória Perez, "Partido Alto" contou a história de Célio Cruz, interpretado por Raul Cortez. Ele é o presidente da escola de samba fictícia Acadêmicos do Encantado e decide que o enredo será baseado no poema "E agora, José", de Carlos Drummond de Andrade.

Felicidade (1992)

A trama mostra Tuquinha (Maria Ceiça) sendo assassinada a facadas pelo ex-namorado (Maurício Gonçalves) durante um ensaio de uma escola de samba. Foi uma referência ao conto "A Morte da Porta-Estandarte", de Aníbal Machado.

Quatro por Quatro (1994)

Raí (Marcello Novaes) e Babalu (Letícia Spiller), destaques da novela, apareceram em um desfile de escola de samba em uma das cenas gravadas para a trama de Carlos Lombardi.

Senhora do Destino (2005)

A novela conta a história de Maria do Carmo (Susana Vieira), que chegou ao Rio de Janeiro com cinco filhos pequenos após deixar o nordeste brasileiro. A vida da protagonista se torna enredo da fictícia Unidos de Vila São Miguel, comandada por Giovanni Improta (José Wilker). Ela foi o destaque do desfile mostrado na trama.

Maria do Carmo (Susana Vieira), Giovanni (José Wilker) e Dirceu (José Mayer) - João Miguel Júnior/TV Globo - João Miguel Júnior/TV Globo
Maria do Carmo (Susana Vieira), Giovanni (José Wilker) e Dirceu (José Mayer)
Imagem: João Miguel Júnior/TV Globo

Páginas da Vida (2006)

A novela mostra a empregada Dorinha (Quitéria Chagas) entrando em trabalho de parto durante um desfile da Império Serrano. As cenas foram realmente gravadas quando a escola de samba se apresentava na Sapucaí, segundo o jornal "Extra".

Duas Caras (2008)

Segundo o "Estadão", Juvenal Antena, personagem de Antonio Fagundes que comandava a escola de samba Unidos da Portelinha, gravou cenas da novela na Sapucaí durante o desfile da Portela no carnaval de 2008.

Lado a Lado (2012)

Além de usar o samba-enredo "Liberdade, Liberdade!", da escola de samba Imperatriz Leopoldinense no carnaval de 1989, como tema de abertura, a trama também mostrou os protagonistas Isabel (Camila Pitanga) e Zé Maria (Lázaro Ramos) se conhecendo no Carnaval de rua.

Império (2015)

O comendador José Alfredo Medeiros, interpretado por Alexandre Nero, também foi homenageado por uma escola de samba em "Império". Durante o desfile pela União de Santa Teresa, ele é alvo de um ataque e acaba protegido por Cora (Marjorie Estiano).

José Alfredo (Alexandre Nero) e Maria Marta (Lilian Cabral) em desfile na novela "Império" - Reprodução/Globoplay - Reprodução/Globoplay
José Alfredo (Alexandre Nero) e Maria Marta (Lilian Cabral) em desfile na novela "Império"
Imagem: Reprodução/Globoplay

Bom Sucesso (2019)

A novela contou com cenas gravadas por Grazi Massafera (Paloma) e Antonio Fagundes (Alberto) na Sapucaí. O sonho da personagem protagonista era ser destaque da fictícia Unidos do Bom Sucesso, escola de samba para a qual torcia.

CarnaUOL