Topo

Cerveja e macarrão às 5h: a rotina de quem vai aos blocos matutinos no Rio

Suvaco do Cristo: a Turma do Domingo Legal, com Pintinhos Amarelinhos, homenageando a banheira do Gugu Imagem: Marcelo de Jesus/ UOL

Monique Arruda

Colaboração para o UOL, no Rio

21/02/2020 04h00

Carnaval é época de acordar bebendo, literalmente, para quem frequenta os blocos matutinos. É o caso de Hector Gusmão, de 26 anos. Ele é o líder de um grupo de 40 pessoas que sempre sai no mesmo bloco, fazendo homenagem a algum episódio que esteja em alta no país.

Este ano eles escolheram homenagear Gugu Liberato e foram ao Suvaco de Cristo, no Jardim Botânico, vestidos de pintinho amarelinho, com uma alegoria imitando a banheira do Gugu e o gira-gira do Domingo Legal.

O grupo ainda teve com uma foliã vestida de Liminha e mulheres vestidas de "gostosas da banheira", uma das atrações mais famosas do programa do Gugu.

Café com cerveja

Tanta animação antes das 8h tem uma razão. "Nosso café da manhã já é com cerveja. Acordamos às 5h30 e já começamos a nos produzir e a beber", conta Hector.

O amigo, Bernardo Fadel, explica como é a programação. "Antes de dormir pedi uma pizza para comer no café da manhã de hoje. As cervejas deixamos gelando na geladeira também. Temos um espaço dentro da alegoria da banheira do Gugu com um isopor e bebidas destiladas, água, cerveja, suco, frutas e comida para as crianças".

Mas, nem todos os foliões acordam bebendo. Alguns aproveitam que o bloco é cedo e nem dormem, já vão curtir virados da noite anterior.

Imagem: Marcelo de Jesus/UOL
Luciene Freire fez isso. A carioca, que há 20 anos mora na Califórnia, gosta de curtir o pré-Carnaval no Rio e aproveitar cada segundo.

"Estava em um aniversário e soube que hoje tinha bloco cedo. Pensei: ao invés de dormir, vou curtir. Jamais acordaria às 7 da manhã para beber cerveja, mas já que ainda não dormi estou aproveitando. Pulei o café da manhã. Vou almoçar quando chegar em casa", disse ela, que bebia sua cerveja sentada na calçada esperando o bloco começar.

Bloco abençoado

Imagem: Marcelo de Jesus/UOL
Vestidos de padre, os amigos Marcos Fernandes, Fabio Pedro e Eduardo Wilson acordaram de madrugada, tomaram um café reforçado e já estavam prontos para curtir o domingo.

"Acordamos às 5h30 para chegar cedo. Tomamos um café da manhã reforçado e abrimos a primeira cerveja. Durante o ano espero dar meio-dia para começar a beber, mas no Carnaval não tem hora", brincou Fábio.

Já as amigas Mariana Oliveira, Fernanda Mota e Juliana Serpa esperam dar 10h para começar a folia etílica. "A nossa ideia é dar 'PT' hoje, mas temos um horário mínimo para começarmos os trabalhos com as bebidas. Esperamos dar dez da manhã para pelo menos o café da manhã assentar no estômago", revelou Mariana.

Susto no porteiro

Com uma saia de bananeira, uma blusinha vermelha e muita purpurina, Fernanda disse que o porteiro do prédio se assustou. "Ele ficou olhando torto, sem entender, me vendo sair do prédio às 7h, toda fantasiada. Ele deve ter pensado: para trabalhar ela sai mais tarde, mas para curtir o Carnaval não se atrasa", brincou a foliã.

Imagem: Marcelo de Jesus/ UOL
Para Deise Dulce, que saiu da Ilha do Governador para curtir o bloco cedo, a preparação foi mais complexa e teve macarrão com feijão às 5h. "Acordei às 5h para fazer os últimos detalhes da fantasia. Comi macarrão e feijão, para aguentar passar o dia todo pulando. Todo ano faço isso e dá certo. O segredo é ficar bem alimentada".

O amigo de Deise, Carlos Barros, preferiu uma refeição mais leve, mas não abriu mão da cervejinha logo cedo e fez questão de mostrar a bolsa cheia de bebida. "Comi só uma torradinha com café, para não ficar tão pesado, mas também não pulo igual a ela. Prefiro encher minha barriga com bebida".

Os ambulantes se divertem

O ambulante Daniel Santos não vê problema em trabalhar nos blocos matutinos e diz que vende muita cerveja logo cedo. "Chego aqui às seis da manhã e já chego vendendo cerveja. As pessoas não têm problema com a hora no Carnaval, não. Em poucas horas já tenho que repor toda a bebida alcoólica e até refrigerante, que as pessoas também bebem cedo".

Isa Ramos trabalha vendendo arcos e adereços de Carnaval e diz que também prefere os blocos da parte da manhã. "O bom de trabalhar nestes blocos que começam cedo é porque meio-dia já vendi tudo e vou para casa. À tarde as pessoas já estão bem cansadas, já gastaram dinheiro e demoram mais para comprar. De manhã ainda estão com bolso cheio e gastam".

Abraçados na privada

Imagem: Marcelo de Jesus/ UOL
Cristiano Amarantes, Renato Maia e Felipe Amarantes saíram de São Gonçalo vestidos de banheiro feminino, com uma tampa de privada na mão, e acham graça da situação. "Carnaval é isso. Acordamos ainda à noite já abraçados na privada", brincou Renato.
"O bom de ir a bloco cedo, é que acaba cedo, dormimos cedo e acordamos renovados para trabalhar na segunda", contou Felipe.

Natalia Zanelato, Rochele Aldeida, Tamires Almeida e Evandro Souza saíram de Petrópolis, região Serrana do Rio, para curtir o domingo de Carnaval na capital. Antes de pular nos blocos, eles aproveitaram para tomar um cafezinho na padaria.

"Acordamos no meio da madrugada. Para a gente que mora longe esses bloquinhos logo cedo são ótimos, porque aproveitamos mais o dia. Pesquisamos na internet e vimos que tinha uma padaria perto do bloco. Paramos aqui e estamos tomando nosso cafezinho antes de começar a pular", conta Natalia.

Blocos matutinos:

Sábado, 22

Céu na Terra
Onde: Rua Alm. Alexandrino, Santa Teresa
Concentração: 7h

Cordão da Bola Preta
Onde: Rua Primeiro de Março, Centro
Concentração : 7h

Multibloco
Onde: Avenida Henrique Valadares com Rua Ubaldino do Amaral, Centro
Concentração: 8h

Amigos da Onça
Onde: Calção da Praia do Flamengo, Flamengo
Concentração: 7h

Escangalha
Onde: Rua Pacheco Leão, Jardim Botânico
Concentração: 8h

Domingo, 23

Areia
Onde: Posto 12, Leblon
Concentração: 7h

Toco-Xona
Onde: Praia do Flamengo, 340 (Campo de Terra), Flamengo
Concentração: 7h

Bloco do Clareou
Onde: Av. Lucio Costa, 2970, Barra
Concentração: 8h

Me Beija, Me Adota!
Onde: Praça São Perpétuo, Barra
Concentração: 8h

Princesinha do Recreio
Onde: Av. Lucio Costa, 16410, Recreio
Concentração: 8h

Segunda, 24

Que Pena, Amor
Onde: Buraco do Lume, Centro
Concentração: 8h

Sargento Pimenta
Onde: Av. Infante Dom Henrique, 75, Glória
Concentração: 8h

Bloco do Insana RJ
Onde: Rua dos Arcos, 24, Lapa
Concentração : 8h

Corre Atrás
Onde: Posto 11, Leblon
Concentração: 7h

Batucada Abençoada
Onde: Forte de Copacabana, Copacabana
Concentração: 8h

Bloco de Segunda
Onde: Rua Marques, 17, Humaitá
Concentração: 8h

Virtual
Onde: Av. Atlântica, 656, Leme
Concentração: 8h

Carvalho em Pé
Onde: Visconde de Caravelas, 22, Botafogo
Concentração: 8h

Terça, 25

Fervo da Lud
Onde: Av. 1º de Março, Centro
Concentração: 7h

Carmelitas
Onde: Largo do Curvelo, Santa Tereza
Concentração: 8h

Sobrinhos do Tio Bio
Onde: Av. Delfim Moreira - altura da Rua Rita Ludolf, Leblon
Concentração: 7h

A Rocha da Gávea
Onde: Praça Santos Dummont, Gávea
Concentração: 8h

Vagalume, O Verde
Onde: Rua Jardim Botânico com Pacheco Leão, Jardim Botânico
Concentração: 8h

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Cerveja e macarrão às 5h: a rotina de quem vai aos blocos matutinos no Rio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Blocos de Rua