Topo

Bloco "Se for, deu" faz estreia em Niterói com ajuda de músicos do Rio

Thiago Camara

Colaboração para o UOL, no Rio

22/01/2020 04h00

O burburinho do Centro do Rio de Janeiro, no período pré-carnaval, não se compara ao pacato Centro de Niterói, cidade que fica a 20 minutos de barca pela Baía de Guanabara. No último domingo, dia 19, porém, a alegria atravessou as águas calmas da baía para consolidar o estreante bloco Se for, deu. Músicos cariocas se uniram aos músicos da cidade vizinha e promoveram um bailão a céu aberto que reuniu famílias e foliões, já na contagem regressiva para os dias de momo.

A iniciativa agradou moradores, como a advogada Flávia Max, que por meio das redes sociais do bloco soube do evento e levou para a farra sua filha vestida de Chiquinha, do programa Chaves. "Achei essa união maravilhosa. Quanto mais Carnaval, quanto mais Rio e Niterói unidos, melhor. Esse tipo de bloco ajuda a fazer crescer o Carnaval da nossa cidade", afirma ela, empolgada.

À frente dos instrumentos estavam fisioterapeutas, médicos, estudantes e o advogado Ricardo Batata, responsável pelo match da folia que rendeu o encontro na praça da Arariboia, seguido por um cortejo animado até a Cantareira. "O bloco surgiu de uma reunião entre amigos, em agosto de 2019. Nosso intuito é fomentar a cultura do Carnaval de rua em Niterói, que ainda tem uma carência desse tipo de movimento", diz.

Por cerca de uma hora, o bloco ficou parado na saída do acesso às barcas e ganhou adeptos tanto vindos do Rio quanto os que estavam passeando pelo Centro da cidade, que já foi capital do Estado do Rio de Janeiro, no século passado. Foi o caso, por exemplo, de José Alberto, servidor público de Niterói, que estava passeando com os amigos, viu o bloco e resolveu ficar. "Nós temos uma qualidade de vida muito boa aqui, mas falta essa essência do Carnaval na cidade", conta.

Para quem quiser fazer um passeio de barca para integrar o time dos foliões do Bloco Se for, deu, o grupo já está no calendário oficial do Carnaval da cidade. Dia 15 de fevereiro, às 16h, a concentração é na Avenida Amaral Peixoto, no Centro, e segue em cortejo para a Cantareira.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Bloco "Se for, deu" faz estreia em Niterói com ajuda de músicos do Rio - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Blocos de Rua