Topo

Saúde

Sintomas, prevenção e tratamentos para uma vida melhor


Belviq, medicamento usado para perda de peso, pode aumentar risco de câncer

Belviq, nome comercial para a lorcasserina, foi aprovada pela Anvisa em 2016 Imagem: Getty Images

Do VivaBem, em São Paulo

15/01/2020 17h33

A FDA (agência norte-americana que regula produtos alimentícios e farmacêuticos) analisou o medicamento Belviq, usado para controle de peso em pessoas obesas, e descobriu que ele pode aumentar o risco de câncer. O estudo realizado pela agência foi publicado na terça-feira (14).

A lorcasserina (droga presente no remédio) foi aprovada nos EUA em 2012. Na época, a FDA exigiu que o fabricante, a empresa Eisai, realizasse um estudo clínico randomizado, duplo-cego (quando nem o examinado nem o examinador sabem que serão utilizados no estudo) e controlado por placebo para avaliar o risco de problemas relacionados ao coração.

Relacionadas

Neste estudo, realizado em aproximadamente 12.000 participantes em cinco anos, mais usuários de lorcasserina foram diagnosticados com câncer em comparação com pacientes que usavam o placebo (um tratamento inativo).

A causa da doença ainda é incerta e os agentes afirmam não poder concluir que o remédio contribua para o risco de câncer. "No entanto, queríamos conscientizar o público sobre esse risco potencial. Continuamos a avaliar os resultados dos ensaios clínicos e comunicaremos nossas conclusões e recomendações finais quando concluirmos nossa revisão", diz o comunicado.

Os resultados atuais ainda não são suficientes para o não aconselhamento do uso, mas os agentes pedem cautela: "Os profissionais de saúde devem considerar na hora da prescrição se os benefícios de tomar a lorcasserina (droga presente no remédio) provavelmente excederão os riscos potenciais". Quem faz uso do medicamento deve conversar com o médico sobre esse risco encontrado pela FDA, a fim de tomar a melhor decisão sobre seu tratamento.

Os agentes ainda pedem que os profissionais de saúde e os pacientes relatem os efeitos colaterais envolvendo o medicamento, para que eles rastreiem problemas de segurança.

No Brasil, o Belviq foi aprovado em 2016 como complemento à dieta de redução de calorias e atividade física aumentada para o controle de peso crônico em pacientes obesos ou com sobrepeso.

VivaBem no Verão - 2ª edição

O VivaBem está no litoral paulista com o VivaBem no Verão. São dois espaços na Riviera de São Lourenço (Bertioga) com diversas opções de atividades físicas, lazer, cultura e comidas para você curtir o calor com a família ou os amigos. Saiba mais sobre o evento aqui e venha nos visitar!

Data: de 26 de dezembro de 2019 até o dia 09 de fevereiro de 2020, de quinta a domingo
Horário de funcionamento: das 9h até as 13h (praia) e das 17h até a 1h (arena)
Endereço arena: Av. Riviera, s/n, próximo ao shopping
Local do espaço na praia: canto direito da praia de Riviera de São Lourenço
Entrada: gratuita

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Belviq, medicamento usado para perda de peso, pode aumentar risco de câncer - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Saúde