Topo

Tudo sobre AVC

Sintomas, Cuidados e Tratamento


Veja apps que ajudam na prevenção, nos cuidados e na recuperação do AVC

Médicos criaram aplicativos fáceis e simples Imagem: iStock

Maria Júlia Marques

Do VivaBem, em Gramado*

06/08/2018 09h34

Ter informação é sempre a melhor saída para se prevenir e saber como lidar com doenças. Para tentar facilitar a vida de familiares, cuidadores e pacientes de AVC (Acidente Vascular Cerebral), médicos criaram aplicativos fáceis e simples que com poucos toques ajudam a alertar sobre a prevenção, cuidados e recuperação do AVC.

O AVC acontece quando um vaso sanguíneo se rompe ou entope e o fluxo de sangue em uma região do cérebro é afetado, o que pode causar sequelas como alteração na fala, déficit de memória, alterações motoras, falta de sensibilidade, entre outras.

Veja também

Conheça três ferramentas que vão deixar você preparado para lidar com a doença:

Riscômetro de AVC:

Para tentar alertar a população dos riscos do acidente vascular cerebral, o aplicativo avalia a vida de cada pessoa e diz qual o risco de você sofrer a doença nos próximos cinco ou dez anos.

São avaliados fatores de riscos modificáveis, como pressão alta, diabetes, colesterol alto, tabagismo, e também as causas que não temos controle, como idade (o problema é mais comum em idoso), sexo (a doença acomete mais homens) e histórico familiar.

"A cada seis segundos uma pessoa morre por AVC no mundo. E a dez AVCs, nove não precisariam ter acontecido, podiam ser prevenidos. Pensando nisso, criamos um app que junta as informações da sua vida e em 20 perguntas diz quais as chances de você ter um AVC e como se cuidar", explicou Leonardo Carbonera, neurologista do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, durante o XXI Congresso Iberoamericano de Doenças Cerebrovasculares, em Gramado (RS).

Após a estimativa, o aplicativo sugere estratégias para melhora da saúde e redução dos riscos, além de ensinar a reconhecer sinais de AVC para busca rápida de ajuda. O app está disponível para Android e IOS.

AVCare:

O aplicativo foca em informar família e cuidadores sobre os cuidados com um pacientes de AVC. "Queríamos usar a tecnologia como meio de disseminação de informação com uma linguagem popular e simplista, por isso criamos um guia de cuidados específicos para as famílias compreenderem as complicações do AVC", disse Simone Grano durante apresentação do app.

Por hora, o programa está disponível apenas para Android. Com uma tela simples, o usuário pode ter explicações em texto e vídeo sobre alimentação, higiene, problemas visuais, lesões por pressão e mobilidade.

i-GSC:

O aplicativo é uma autoreabilitação guiada para pacientes de AVC com dificuldades motoras. A ideia é que o paciente consiga se tornar o protagonista de seu desenvolvimento e possa fazer exercícios em casa.

A ferramenta oferece tutoriais em vídeos, orientações e informações para auxiliar os pacientes a realizarem alongamentos e treinamentos em casa, e ainda salva todas as atividades feitas e envia um relatório para o médico acompanhar o desenvolvimento e a frequência de aulas do paciente. O aplicativo está disponível para Android, IOS e computadores (Windows).

"Eu era muito cobrada por não fazer exercícios em casa, mas eu não tinha estímulo, não tinha referência fora da fisioterapia e acabava não fazendo. Agora meu médico me passou o aplicativo e fiquei superempolgada. O app explica o músculo, sua função e o que acontece com ele quando está com espasticidade. Ele te dá uma série de exercícios com vídeos que os protagonistas são pessoas que tiveram AVC, e aí o corpo deles é igual ao meu, me identifico. Fora que sei quanto tempo fazer de cada exercício, e ele me avisa se esqueço de fazer," comentou a paciente Gabriela Cavagnolli.

*Jornalista viajou a convite da Ipsen

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Veja apps que ajudam na prevenção, nos cuidados e na recuperação do AVC - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Tudo sobre AVC