Topo

Movimento

Inspiração pra fazer da atividade física um hábito


Ex-sedentária seca 20 quilos e vence competição de fitness

Thamires Andrade

Do UOL, em São Paulo

17/06/2013 07h00Atualizada em 03/01/2017 18h20

Mariana de Oliveira nunca gostou de academia e não enxergava que estava gordinha até ver as fotos de um casamento de família. "Fui madrinha e fiquei chocada quando vi as imagens, porque eu não me via daquele jeito", conta. O susto foi a motivação para ela dar uma segunda chance para a academia e cortar as frituras e doces da alimentação. A reeducação deu tão certo que Mariana eliminou 20 quilos e ainda venceu a categoria Bikini na competição da IFBB Brasil (Confederação Brasileira de Musculação, Fisiculturismo e Fitness).

A fisiculturista eliminou os 10 primeiros quilos com a reeducação dos hábitos alimentares e exercícios. "Comia mal, pois tudo era lanche, fritura e besteiras. Comecei a me alimentar seis vezes ao dia; nunca tinha comido tanto, mas agora estava comendo os alimentos certos", conta. Ela também fazia uma hora de exercícios aeróbicos com musculação.

Veja também

Com a autoestima fortalecida, Mariana largou o emprego que a desagradava e criou a loja de roupas fitness Las Chicas. "Via as mulheres treinando estilosas e comecei a me inspirar, porque dá um outro pique você ir pra academia usando uma roupa bonita", define a empresária, que se diz apaixonada pelo seu próprio negócio.

Mais magra e com o objetivo de começar a participar de competições de fisiculturismo, Mariana buscou a consultoria de dieta e treinos online com Roberto Bueno. "Logo no primeiro mês já perdi 5 quilos e notei o quanto meu corpo mudou", conta. O cardápio foi baseado sempre em uma proteína com baixo teor de gordura e um carboidrato de baixo índice glicêmico. "Os alimentos sempre mudam, mas as proteínas variam entre frango, tilápia, patinho e atum, enquanto os carboidratos variam entre batata doce e mandioquinha", lista.

As saladas podem ser consumidas à vontade, mas os outros ingredientes são todos pesados e calculados. Gelatina diet, pasta de amendoim integral, coca-cola zero e a pipoca zero também estão liberadas por Bueno. "Quando sinto falta de doce misturo a pasta de amendoim integral com whey e faço um brigadeiro. Já a pipoca zero sempre como no fim do dia sem sal e tempero, pois tem pouco carboidrato e muita fibra", explica.

Como adora cozinhar, Mariana deixa todos os alimentos preparados no dia anterior e adora variar nas receitas. "Calculo quanto de determinado ingrediente eu preciso comer durante uma refeição e crio novas receitas, como um salgado de batata doce com carne moída ou torta de frango com cottage e couve-flor", indica. Ela também criou uma receita de omelete doce para os dias em que sente muita falta de açúcar.

Mariana também se dá o direito ao dia do lixo para não se desestimular com a dieta restrita. "Costumo sempre fazer essa refeição no fim de semana e adoro comer hambúrguer e pizza", confessa, aos risos. Mas quando está próxima de uma competição, a fisiculturista não tira uma brecha da dieta e fica com a alimentação focada no frango com batata doce. Ela também não deixa de beber água no dia do concurso.

Companhia para treinar

A categoria Bikini requer um shape magro e torneado, portanto Mariana não faz o treino com cargas muito pesadas. "Não posso ganhar muito tamanho, pois é um padrão que pede músculos de qualidade e com um bom tônus muscular, mas nada muito grande", explica a fisiculturista.

Para ela, ter com quem ir para a academia é um grande incentivo, especialmente para quem está começando. "Meu namorado me ajudou muito quando eu comecei a ir, pois ele me ajudava a frequentar sempre de segunda a sábado", revela. Para ajudar no treino, o único suplemento que Mariana usa é o whey protein.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ex-sedentária seca 20 quilos e vence competição de fitness - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Movimento