Caixa de alimentação saudável chega ao mercado; nutricionistas avaliam
Thamires Andrade
Do UOL, em São Paulo
29/05/2013 07h00
As caixas de beleza que entregam novidades de maquiagem e perfumaria mediante uma assinatura agora ganhou uma versão voltada para a dieta saudável. Com uma assinatura mensal no valor de R$49,90, é possível receber em casa a Bluebox, uma seleção de lançamentos para quem preza por um cardápio equilibrado. No entanto, quem se interessa pela novidade deve prestar atenção nas informações nutricionais.
"Consultar a tabela nutricional é muito importante e o consumidor precisa aprender isso, já que muitos produtos são vendidos como "integral", "rico em fibras" e "sem adição de gordura trans" e isso nem sempre corresponde à realidade", pondera Talita Drecksler, nutricionista funcional do Kurotel, Centro de Longevidade e Spa.
A nutricionista da clínica DNA Nutri Elaine de Pádua recomenda aos pacientes buscarem a opinião de um profissional de nutrição para verificar a possibilidade de adicionar os produtos na rotina alimentar.
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"Alguns alimentos podem apresentar excesso de sódio e devem ser consumidos com moderação, especialmente por pacientes hipertensos. Outros componentes também devem ser analisados como presença de corantes artificiais, excesso de gorduras, quantidade de vitaminas e minerais", alerta a nutricionista.
De acordo com Milena Escabeche, uma das sócias da Bluebox, a escolha dos produtos que são enviados na caixa é feita com base no sabor. "Damos preferência aos produtos novos e, como nós também somos pessoas ligadas em dieta e alimentação, consideramos o sabor do alimento fundamental", explica.
Cada mês o tema da Bluebox varia e os assinantes podem enviar sugestões e dar feedback sobre os produtos recebidos. "Tem mês que só vão produtos sem açúcar, outros sem lactose; é um serviço de curadoria e o assinante tem a comodidade de receber tudo em casa sem ter que se preocupar", explica Escabeche. Na caixa é possível encontrar diversos produtos, que vão de barrinhas de cereal, grãos, cereais, nutricosméticos e até suplementos.
Para Drecksler, a ideia da Bluebox é interessante, especialmente para quem não tem muito tempo para buscar lojas especializadas. "Os alimentos mais saudáveis geralmente não estão nos mercados comuns. Ao receber os produtos em casa e testá-los, o assinante pode criar hábitos melhores", acredita.
Pádua também concorda com os benefícios de receber novos produtos em casa, mas reitera a necessidade de buscar a orientação de um profissional para conhecer os pontos positivos e negativos dos produtos. "Na maioria das vezes, a indústria só mostra as coisas boas dos produtos. Portanto, sempre oriento os pacientes a ficarem atentos a todas as informações contidas nas embalagens e buscar um profissional para saber como incorporar esse produto a sua alimentação", finaliza.