Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Está com muita raiva? Cientistas descobrem maneira simples de neutralizá-la

Imagem: Unsplash

11/04/2024 08h54

Um estudo realizado por especialistas japoneses descobriu que quando alguém sente muito ódio ou raiva, em vez de descontar nos colegas ou gritar no travesseiro, é mais eficaz se acalmar escrevendo seus sentimentos e depois rasgando o papel.

"Esperávamos que o nosso método acalmasse a raiva até certo ponto", disse Nobuyuki Kawai, principal autor do estudo publicado esta semana na revista científica Scientific Reports.

Relacionadas

"No entanto, nos surpreendemos por ter eliminado quase completamente a raiva", disse Kawai, que é acadêmico em ciências cognitivas na Universidade de Nagoya.

Para a experiência, 100 estudantes foram solicitados a escrever de forma breve suas opiniões sobre diferentes temas, como por exemplo, a proibição de fumar em locais públicos.

Os pesquisadores lhes disseram que um estudante de doutorado da Universidade de Nagoya avaliaria sua inteligência, interesses, pensamento lógico e racionalidade.

Independentemente das suas respostas, os avaliadores atribuíram uma pontuação baixa a todos e entregaram comentários por escrito sobre seu desempenho como "Não posso acreditar que uma pessoa educada pense desta forma. Espero que aprenda algo na universidade".

Depois, pediram ao participantes para descrever seus sentimentos por escrito e formaram dois grupos.

O "grupo de retenção" guardava suas opiniões em uma pasta transparente ou em uma caixa e os demais escreviam seus sentimentos em um papel e depois o descartavam ou rasgavam.

Todos os estudantes experimentaram sentimentos aumentados de "raiva subjetiva" após serem insultados, observou o estudo.

Porém, no "grupo de retenção" os níveis de raiva subjetiva permaneceram elevados, enquanto nos demais participantes a raiva diminuiu a ponto de ser neutralizada.

Os pesquisadores afirmam que essas descobertas podem ser aplicadas ao controle da raiva. "Controlar a raiva em casa ou no trabalho pode reduzir suas consequências negativas", argumentaram.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Está com muita raiva? Cientistas descobrem maneira simples de neutralizá-la - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Equilíbrio