Conteúdo de Marca

produzido por

oferecido por Selo Publieditorial

Assim como a imagem acima, as formas ou as palavras desta matéria estão um pouco embaçadas? Tem sido frequente dar aquela esticadinha no braço enquanto lê algo, para as letras ficarem mais nítidas? Pois é, esses são alguns dos sintomas de que a presbiopia - a famosa "vista cansada" - está batendo à porta.

Após os 40 anos, é muito provável que você, seus amigos e os meus, tenham esse mesmo problema de visão. Isso porque é nessa faixa etária que o cristalino (uma espécie de lente que temos no interior dos olhos) perde elasticidade. Como consequência, mirar a visão em objetos próximos fica mais difícil, explica José Beniz, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia. Apesar de ser um problema bem comum, atingindo 90% das pessoas nessa fase da vida, a recém dificuldade em enxergar pode ser um baque, principalmente para quem nunca teve que usar óculos.

O primeiro passo é deixar o preconceito de lado: há muitas armações com design moderno e cores variadas. Que tal encarar esse momento como uma renovação no visual?

Outro ponto que vale ressaltar é que a escolha da lente é fundamental para melhorar a qualidade de vida. Para a presbiopia as lentes multifocais são as mais indicadas.

Com elas você não precisa passar nem perto dos modelos de óculos pequenos, na ponta do nariz, ou dos bifocais, com uma clara divisão na lente entre os graus, forçando o indivíduo a olhar para baixo sempre que precisasse enxergar de perto - isso é coisa do passado.

As multifocais oferecem múltiplos pontos de foco numa mesma lente, proporcionando mais conforto e praticidade. Em 1959, o francês Bernard Maitenaz criou a primeira lente progressiva da marca Essilor, chamada "Varilux". Sua proposta era revolucionária: corrigir a "vista cansada" das pessoas. De lá para cá, a empresa vem investindo cada vez mais em pesquisas e inovações para as lentes multifocais. Afinal, quanto mais tecnologia aplicada na produção das lentes, mais conforto visual elas proporcionam. As lentes Varilux têm transição natural de foco. Isso significa que a mudança de correção para longe e para perto é gradual, sem uma linha dividindo o campo de visão.

Atestado de idade?

A preocupação com os sinais do tempo sempre existiram, assim como o mito de que o uso de óculos pode trazer uma aparência de alguém mais velho. Saiba que é justamente o contrário! O cirurgião plástico Alan Landecker, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), explica que temos na face, na região da testa e ao redor dos olhos, vários músculos funcionais.

A função deles, na prática, é trabalhar em conjunto para regular a quantidade de luz que entra nos olhos. Por exemplo, quando há muita luminosidade a musculatura toda contrai.

Alan Landecker, cirurgião plástico, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS).

O que isso tem a ver com a presbiopia e o uso de óculos? Pois bem, para mirar para perto ou para longe, fazemos exatamente esse movimento muscular. E a pele, que acompanha esse estica-puxa, ganha rugas e marcas de expressão - os temidos "pés de galinha". Essas sim são marcas do tempo, não os óculos.

Além de lentes progressivas, siga algumas recomendações para poupar os olhos do cansaço imposto ao longo do dia:

  • A fadiga ocular dificulta a focalização dos olhos

    A cada 20 minutos, faça uma pausa e olhe para um ponto distante da tela ou do livro que estiver lendo, por pelo menos 20 segundos. Esse tempo ajuda a "exercitar" os olhos.

  • Piscar é automático, ninguém precisa pensar: "preciso piscar", certo?

    Não quando estamos à frente do computador. É como se entrássemos em um modo de concentração que exige trabalho extra dos olhos e "esquecemos" de piscar, é o que diz um estudo do departamento de optometria e ciência da visão da Universidade da Glasgow Polytechnic, na Escócia. Por isso é comum sentir os olhos irritados após um dia inteiro à frente da tela. Visite um especialista que, além de verificar a necessidade de lentes de correção, poderá prescrever um colírio de ação lubrificante para evitar o problema dos olhos ressecados.

  • Quantas horas por dia você passa em frente ao computador ou celular?

    Estes aparelhos emitem luzes azuis que podem ser nocivas aos olhos, além de prejudicar o Ciclo Circadiano, o famoso Relógio Biológico. É importante utilizar lentes que protejam os olhos da emissão dessas luzes. As lentes Varilux podem estar associadas à tecnologia Blue UV Filter®, que oferece esta proteção.

Promoção Meu 1º Varilux

Priorizar o conforto e a adaptação são vantagens que só a expertise de décadas de Varilux pode trazer.

Com a promoção Meu 1º Varilux você adquire suas primeiras lentes multifocais com 50% de desconto*. Para isso, basta se cadastrar no site e ir à ótica participante mais próxima.

*Válido para a adição de até +1,50 nos dois olhos. Confira regulamento completo no site.

Topo