Conteúdo de Marca

Este conteúdo é uma produção do UOL Content_Lab e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.

O médico da família em pauta

Unimed e UOL promovem debate em homenagem ao médico de família e comunidade

oferecido por Selo Publieditorial

Acompanhe o debate:

Médico da família e comunidade: foco na manutenção da saúde integrada

O webinar traz para a pauta a importância de um acompanhamento médico básico e mais próximo para que a saúde seja fortalecida, por meio de um papo com profissionais da saúde que levantam a bandeira do tratamento integrado e duradouro. A atuação do médico da família na saúde privada e pública pode auxiliar de forma inteligente a política de distanciamento social imposta pela pandemia, justamente pela proximidade e contato com os pacientes e acrescentar um exemplo prático de atuação e benefícios dessa especialidade possa contribuir para um entrega mais estratégica.

Existe uma visão romântica da medicina de família entre os poucos pacientes que já ouviram falar desta modalidade. E é exatamente para ampliar este horizonte que a jornalista Lucia Helena de Oliveira media este debate. "Eu gosto muito dessa imagem do médico do interior, que ia antigamente às casas das famílias e trazia soluções, mas, o médico de família vai muito além da visita familiar e do cuidado dos membros da família", conta a médica de família e comunidade Julia Rocha. "Nós temos falta desta especialidade, pois não há uma política pública de incentivo para que os jovens médicos se dediquem a isso", complementa Donizetti Dimer Giamberardino Filho, vice-presidente do Conselho Federal de Medicina.

Além de fazer bem aos pacientes, a medicina de família surge como uma forma de proporcionar uma utilização mais consciente dos serviços públicos. "Ela significa a coordenação do cuidado desde o nascimento, feita por uma equipe. Quer seja envolvendo necessidades curativas, preventivas ou de promoção de saúde, teremos uma equipe à disposição das pessoas para que a agenda do sistema de saúde seja estruturada", complementa Alexandre Ruschi, presidente da Central Nacional da Unimed.

Topo