PUBLICIDADE

Topo

Cardápios para Emagrecer

Tira-dúvidas dos cardápios

Nutricionistas respondem às perguntas mais comuns sobre os Cardápios para Emagrecer


É possível ter uma alimentação saudável e emagrecer sem comer frutas?

Verduras e legumes fornecem os mesmos nutrientes que muitas frutas e podem substitui-las nas refeições - iStock
Verduras e legumes fornecem os mesmos nutrientes que muitas frutas e podem substitui-las nas refeições Imagem: iStock
Conteúdo exclusivo para assinantes

Gabriela Fujita

Colaboração para VivaBem, em São Paulo

25/05/2022 04h00

"Comecei a seguir os Cardápios para Emagrecer, mas não gosto de frutas. É possível ter bons resultados de perda de peso sem consumir esses alimentos? O que faço quando elas aparecerem nas refeições?" — Emerson Batista, por email

As frutas fornecem vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes importantes para o bom funcionamento do organismo. Por isso, o nutricionista Victor Machado, responsável pelos Cardápios para Emagrecer de VivaBem, recomenda pensar nelas como insubstituíveis e se esforçar para comer ao menos uma porção ao dia, para aprender a gostar do alimento.

Mas, se para você as frutas são intragáveis, não as consuma por obrigação, pois isso pode tornar a refeição desagradável e fazer com que a alimentação saudável perca sentido.

"Caso não goste e não consiga comer frutas, basta priorizar o consumo de vegetais crus e cozidos ao menos no almoço e jantar", sugere Machado. Assim como as frutas, brócolis, couve, espinafre, rúcula, agrião, abobrinha, cenoura, abóbora, tomate etc. são boas fontes de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes importantes para a saúde.

É possível, inclusive, incluir verduras e legumes no lugar de frutas que aparecem no café da manhã e nos lanches. Você pode, por exemplo, colocar espinafre e tomate no ovo mexido ou misturar cenoura ralada no creme de ricota, no queijo cottage, no patê de atum etc.

Frutas são interessantes para a nossa vida, mas comendo apenas verduras e legumes regularmente é possível suprir as necessidades nutricionais do organismo, manter o intestino funcionando bem, deixar o sistema imune em dia e alcançar o objetivo que você espera com a alimentação: seja emagrecer, seja ter saúde Victor Machado, nutricionista comportamental e esportivo

Coma bem: com ou sem frutas!

Quer seguir uma alimentação saudável e que vai ajudar você a perder peso —com ou sem frutas? Em Cardápios para Emagrecer, assinantes UOL recebem todas as semanas 5 menus para diminuir a gordura corporal, além de lista de compras e uma receita especial. Também podem tirar dúvidas sobre os cardápios por email e ler outros conteúdos exclusivos. Assine o UOL aqui.

Você também pode receber dicas de alimentação diretamente no seu email, assinando a newsletter de VivaBem.