Topo

Cardápios para Emagrecer

Tira-dúvidas dos cardápios

Nutricionistas respondem às perguntas mais comuns sobre os Cardápios para Emagrecer


Tomar muito suco pode atrapalhar a dieta para emagrecer?

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

Gabriela Fujita

Colaboração para VivaBem

22/06/2022 04h00

Os Cardápios para Emagrecer estão me ajudando a organizar minha alimentação, mas gostaria se saber se posso incluir sucos nas refeições. Se sim, quais são as quantidades? — Ana Maria, por email.

Olá, Ana. Os menus geralmente já sugerem suco em algumas refeições da semana. De qualquer forma, o nutricionista Victor Machado, responsável pelos Cardápios para Emagrecer, responde que sucos, chás e cafés podem ser consumidos à vontade, em qualquer momento do dia, desde que você fique atenta ao valor calórico e quantidade de açúcar presente nas bebidas.

Um copo de suco que você compra na rua, diz Machado, chega a ter duas ou mais colheres de sopa de açúcar!

As versões naturais e não adoçadas de sucos de frutas com baixo teor de frutose —limão, morango e maracujá, por exemplo— podem ser consumidas livremente. Mas outras opções não devem estar no cardápio constantemente.

"Mesmo sem açúcar adicionado, sucos de laranja, manga, uva e abacaxi contêm alta quantidade de frutose (açúcar natural das frutas) e fornecem quase as mesmas calorias de um refrigerante. Por isso, não devem ser consumidos regularmente, principalmente por quem deseja emagrecer", diz o nutricionista.

Vá de fruta!

Apesar de também terem frutose, as frutas in natura estão liberadas. Motivo: elas possuem fibras, que fazem com que o corpo absorva o açúcar dos alimentos de forma mais lenta. Além disso, em um copo de suco você ingere três, quatro laranjas. Ninguém consome essa quantidade de fruta em uma única refeição, certo?

Aproveite as sugestões de sucos em Cardápios para Emagrecer, que traz cinco refeições diárias para ter uma alimentação saudável. Assine o UOL e receba os cardápios exclusivos semanalmente. Todos os leitores podem ler dicas de alimentação como a de hoje diretamente no email, cadastrando-se na newsletter de VivaBem.