Topo

Conteúdo de Marca


Conteúdo de Marca

Dia Mundial da Alimentação traz dicas deliciosas para melhorar a saúde

15/10/2021 16h26

Com receitas práticas e saudáveis, youtubers e especialistas discutem como melhorar nutrição de gestantes, evitar problemas de saúde e reduzir perda de alimentos

O Dia Mundial da Alimentação, celebrado anualmente em 16 de outubro, não é a ocasião perfeita apenas para compartilhar receitas, mas também para provocar uma reflexão sobre como nos alimentamos e como podemos melhorar nossa saúde de uma forma mais apetitosa.

Criada com o objetivo de discutir temas como a sustentabilidade na produção de alimentos, a redução de desperdício e a importância de adotarmos hábitos saudáveis, a data começou a ser comemorada em 1981, no mesmo dia de fundação da FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura).

Para colaborar com a reflexão, youtubers de canais de culinária e especialistas se reuniram, com apoio da multinacional de saúde e nutrição Bayer, para conversar sobre a importância dos alimentos para a saúde humana enquanto compartilham receitas práticas e saudáveis. Os pratos fazem referências a diferentes temas, como a adoção de um estilo de vida mais saudável, quais os fatores de risco para o desenvolvimento de comorbidades e as soluções para evitar perdas de alimentos.

Diego Assalve, do canal Receitas de Pai, traz um momento especialmente dedicado às famílias com mamães e gestantes. O youtuber vai preparar uma receita nutritiva, um cozido de peixe com couve e grão de bico, para mostrar que nutrição é uma questão familiar e que todos devem pensar nos famosos 1.100 dias do bebê.

"Este é o período que antecede os três meses da gestação e vai até os dois anos de vida de uma criança, abrindo uma janela de oportunidades onde a nutrição é importantíssima para garantir a saúde da mãe, do bebê e ainda da criança quando adulta", explica a nutricionista Carolina Pimentel, que participa da conversa.

Receita: Cozido de peixe com grão de bico e couve

Tema de inspiração: Refeição saudável com os nutrientes essenciais para quem está grávida

Participação especial: Dra. Carolina Pimentel, nutricionista, professora e pesquisadora

Canal: Receitas de Pai

A colaboração entre todos também é importante para reduzir a perda e o desperdício. De acordo com a FAO, um terço de todo o alimento produzido para consumo humano se perde ou é desperdiçado, seja nas residências, ou na cadeia alimentar, nas etapas de colheita e transporte, por exemplo. Tábata Pereira, do canal Tata Pereira, vai participar de uma conversa sobre a comida que é jogada fora antes de chegar ao prato, ao mesmo tempo em que ensina a preparar um arroz caprichado com diversos alimentos que podem ser reaproveitados, como tomate, abobrinha e milho.

"A perda de alimentos é uma questão olhada com cuidado pelos produtores e empresas que levam a comida até as nossas mesas. Hoje, já temos uma série de inovações tecnológicas que ajudam a reduzir o volume de alimentos que vai para o lixo, mas ainda que estejamos avançando com base nesse trabalho constante e colaborativo, sempre há pequenas contribuições que todos nós podemos fazer dentro de casa", afirma o especialista Wilton Tremura, líder comercial da Vegetables by Bayer no Brasil, que vai conversar com Tata.

Receita: Arroz com legumes em uma panela só e salada de verão para acompanhar

Tema de inspiração: Soluções para combater a perda de alimentos e a importância de reaproveitar vegetais imperfeitos ou prestes a estragar

Participação especial: Wilton Tremura, Líder Comercial da Vegetables by Bayer no Brasil

Canal: Tata Pereira

Pequenas mudanças também podem ser sinônimo de qualidade de vida e de mais saúde, já que milhões de pessoas sofrem com doenças que poderiam ter sido evitadas com hábitos mais saudáveis. Natália Palmegiano, do canal Cook'n Enjoy, prepara um bolinho de frango com legumes para ajudar a contar como a alimentação colabora para a prevenção de comorbidades e doenças como diabetes, hipertensão arterial e cardiopatias.

"Milhares de pessoas cultivam um estilo de vida que facilita o desenvolvimento de doenças crônicas. Por isso é tão importante conscientizar as pessoas sobre a adoção de hábitos saudáveis como forma de prevenção, especialmente com a prática de exercícios físicos e uma alimentação que priorize produtos naturais como frutas, vegetais, grãos integrais", afirma o cardiologista Rafael Bispo, que participa da discussão.

Receita: Bolinho assado de frango com legumes

Tema de inspiração: De que forma a alimentação ajuda a prevenir doenças cardiometabólicas

Participação especial: Médico cardiologista Dr. Rafael Bispo

Canal: Cook'n Enjoy

As conversas valorizam os hábitos saudáveis de alimentação e ajudam a mostrar que comer bem traz uma série de benefícios, algo em linha com a visão da Bayer de levar "Saúde para todos, Fome para ninguém" - tudo isso na cozinha, com a mão na massa e preparando com dicas imperdíveis de receitas.

Este é um conteúdo de autoria da Bayer e não faz parte do conteúdo jornalístico do UOL.