Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Drinque com cerveja, sim! Conheça o Receita, da Casa do Chef

Luciana Mastrorosa

Colaboração para o Urban Taste, em São Paulo

09/08/2019 07h00

Dia 2 de agosto é comemorado o Dia Internacional da Cerveja. Em um país quente como o nosso, não é preciso muito motivo para querer tomar uma de vez em quando, seja na happy hour ou nos encontros com família e amigos. Para celebrar a data, que tal fazer diferente e apostar num drinque em que a base é, justamente, a cerveja?

Na Casa do Chef, no bairro do Morumbi, em São Paulo, a pedida é o coquetel Receita, que se assemelha muito à sangria, porém mais leve e refrescante. Quem comanda a casa e dá o tom no bar e na cozinha é o chef português Eduardo de Castro, que traz ao público paulistano um pouco de suas raízes tanto nos coqueteis como nos petiscos e pratos. "As tabernas portuguesas servem sempre uma versão deste drinque quando chega a época do calor", diz o chef. "E chama Receita porque cada restaurante ou taberna tem a sua própria fórmula. Alguns colocam cravo, outros canela... O importante é ser bem fresco", afirma. Na versão da Casa do Chef, o Receita é servido numa jarra para compartilhar e leva cerveja clara, tipo lager, vinho branco seco, refrigerante de limão (soda), maçã, laranja e raspas de cravo, o que traz um perfume diferente para a bebida.

Veja também:

O chef explica que, no caso desse drinque, a função da cerveja é contribuir com um pouco de amargor e, assim, equilibrar a doçura dos outros ingredientes. Também forma uma espuma agradável de beber. "Os clientes adoram, principalmente os que apreciam ficar no lounge onde podem fumar charutos", observa Eduardo.
Para acompanhar o frescor do Receita, o ideal é apostar nos petiscos de inspiração ibérica servidos na casa, como os bolinhos de bacalhau. "Este é um drinque ideal para começar a refeição, como um aperitivo. Combina melhor com as entradinhas e tapas", sugere o chef. Além dos tradicionais bolinhos, vale pedir o couvert, com pão, azeitonas e jamón ibérico (presunto cru, que combina demais com os sabores do Receita e pode ser pedido também como porção). Para os que gostam de camarão, as gambas al ajillo, preparadas no azeite e servidas com pão, são uma boa pedida. Os mexilhões da Vermelha, marinados em vinho branco com ervas finas e pimenta, também fazem sucesso.

A casa oferece ainda uma boa seleção de vinhos e outros drinques clássicos e autorais para acompanhar pratos mais substanciosos, como o porco na brasa, com couve de Bruxelas, batata cozida e purê de castanhas, ou mesmo o cordeiro confitado em azeite com hortelã e purê de feijão branco. Os que curtem carne bovina vão apreciar o biche ancho, preparado na grelha e servido com legumes grelhados.

De sobremesa, o gelado de doce de leite com amêndoas laminadas é perfeito para encerrar a refeição, mas há também outras opções tipicamente lusas, como pudim de ovos ou uma refrescante salada de frutas com Vinho do Porto.

Vai lá:

Casa do Chef
Rua Marechal Hastinphilo de Moura, 233, Morumbi - São Paulo - SP
Terça a quinta, das 12h às 23h
Sexta e sábado, das 12h à 0h
Domingo, das 12h às 17
Mais informações na página da Casa do Chef no Facebook.

Aprenda a fazer:
Receita, da Casa do Chef

Ingredientes:
1 lata de cerveja clara, tipo lager, de 340 ml
1/2 litro de vinho branco seco
1 lata de refrigerante de limão (tipo soda) gelada
1 maçã sem sementes cortada em fatias
1 laranja descascada e sem sementes cortada em fatias
Raspas de cravo
Pedras de gelo a gosto

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes numa jarra, começando pelo vinho, a soda e a cerveja. Mexa bem e sirva bem gelado.

Cultura e lazer