Túneis e cofre: visite segredos subterrâneos de prédios em São Paulo
Subterrâneos sempre causaram fascínio e curiosidade no imaginário coletivo. Mas você sabia que é possível desbravar os segredos embaixo de alguns prédios icônicos de São Paulo?
Nesta matéria, selecionamos 4 prédios históricos da capital paulista que possuem visitas guiadas gratuitas, incluindo o que escondem em seu subterrâneo.
Theatro Municipal de São Paulo
Inaugurado em 12 de setembro de 1911, o Theatro Municipal de São Paulo foi construído pelo escritório de arquitetura Ramos de Azevedo. Em vários projetos do escritório, era comum fazer uma fundação em arcos romanos, para dar sustentação ao edifício. No caso do Theatro, parte do solo desta fundação foi retirada décadas mais tarde, criando um salão que fica abaixo da entrada principal, chamado de Salão dos Arcos. Nele, está previsto um bar de Jazz que se chamará "Bar dos Arcos" sob o comando do empresário Facundo Guerra, ainda sem data de inauguração.
O Theatro Municipal tem regularmente visitações monitoradas e gratuitas, que incluem o "Salão dos Arcos". A visita leva cerca de uma hora e é realizada em vários horários. O acesso é feito por ordem de chegada e existe um número limitado de vagas, por isso, é legal chegar com antecedência. Para grupos acima de 10 pessoas é necessário realizar agendamento prévio pelo e-mail tmeducativo@institutoodeon.org.br.
Antes de ir, entre no site do Theatro para confirmar se haverá o passeio, pois as visitas podem ser suspensas em algumas ocasiões.
Vai lá:
Onde: Theatro Municipal de São Paulo. Praça Ramos de Azevedo, nº 1 - República
Quando: De quarta a sexta-feira, às 11h, 13h, 15h e 17h. Sábado às 14h e 15h.
Quanto: Grátis
Telefone: (11) 3053 2092 / 2093
Edifício Banco de São Paulo
Vai lá:
Onde: Edifício Banco de São Paulo. Rua XV de Novembro, 347 - Centro
Quando: De segunda a quinta-feira das 10h às 14h
Quanto: Grátis. Necessário agendamento por e-mail: ifalves@sp.gov.br
Telefone: (11) 3104-8992 / 3241-5822
Túnel da Rota
Não é necessário fazer inscrição, basta se dirigir à portaria 15 minutos antes das 10h, munido de documento. A única regra para a visita é que ela não pode ser realizada de chinelo, shorts, bermuda, roupas curtas e/ou transparentes. A visita dura aproximadamente uma hora, passando por algumas galerias, um trecho do túnel e com direito a histórias e lendas do local. Para grupos acima de 4 pessoas é necessário agendamento através do e-mail
rotap5@policiamilitar.sp.gov.br
Vai lá:Onde: Avenida Tiradentes, 440 – Luz
Quando: Sexta-feira às 10h (chegar com 15 minutos de antecedência).
Quanto: Grátis.
Telefone: (11) 3315-0188 | 3315-0992
Arquivo Histórico Municipal
O edifício Ramos de Azevedo, inaugurado em 1920 que atualmente abriga o Arquivo Histórico Municipal e possui mais de 4 milhões de itens que revelam o cotidiano e a evolução da cidade. Fazem parte do acervo, fotos, mapas, documentos e até um banco de dados sobre os nomes de ruas de São Paulo e história dos bairros.
O prédio tombado é percorrido através de visitas guiadas com um educador. Apesar de o site da prefeitura indicar que não é necessário agendamento para esta visita, vale o contato prévio através do e-mail educativoarq@prefeitura.sp.gov.br, pois, se você for direto, os educadores podem estar atendendo um grupo pré agendado. A visita engloba também, a fundação do prédio, um andar no subsolo, todo feito em arcos romanos, com tijolos unidos por uma mistura de óleo de baleia, conchas trituradas e areia, já que na época não se utilizava cimento.
Vai lá:
Onde: Praça Coronel Fernando Prestes, 152 - Bom Retiro
Quando: De segunda a sábado das 9h às 17h.
Quanto: Grátis. Agendar pelo e-mail educativoarq@prefeitura.sp.gov.br
Telefone: (11) 3369-6000
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.