PUBLICIDADE
Topo

Cultura e lazer

Viva a cidade. Saboreie experiências.


Cultura e lazer

Brunch Weekend: veja onde curtir cafés da manhã especiais em São Paulo

O brunch do Isso é Café tem opção assinada pela chef Patrícia Catran - Divulgação
O brunch do Isso é Café tem opção assinada pela chef Patrícia Catran Imagem: Divulgação

Laíse Guedes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

06/10/2017 04h00

O pão na chapa com pingado da padoca, o tradicional café da manhã do paulistano, é uma das maravilhas de São Paulo. Mas a nova paixão são os brunchs, uma mistura de café da manhã com almoço que invadiu os cardápios de restaurantes, bares, cafeterias e pâtisseries da cidade.

Ideal para os dias preguiçosos, a refeição favorita dos dorminhocos é a grande homenageada no Brunch Weekend. A 4ª edição do evento chega a 22 cafés e restaurantes de São Paulo com serviço completo a R$ 55 e acontece em todos os fins de semana do mês de outubro na capital paulista.

Entre tantas opções, selecionamos três destaques da programação que oferecem sabores variados em endereços especiais da cidade. Aproveite para emendar um passeio logo depois e curtir cada lugar com calma, assim como pede um bom brunch. A lista completa dos participantes cobre os quatro cantos da cidade, com opções vegetarianas e veganas também.


Isso é Café, no Mirante 9 de Julho

Dentro do Mirante 9 de Julho, um espaço ao ar livre logo atrás do MASP, fica o descolado Isso É Café, parada obrigatória para quem quer tomar café, se divertir no happy hour, fazer reuniões ou uma pausa no dia. Para o festival, o café traz cardápios diferenciados. Nos dois primeiros finais de semana, o menu é assinado pela chef Patrícia Catran: omelete macia com fonduta de queijos e crisps de bacon, salada de grãos com salmão curado, abacate e capim limão, pães variados, manteiga com raspas de Amburana, geleia de frutas amarelas e brownie de chocolate com banana. Os três últimos finais de semana serão comandados pelo chef Mario Leo: palmeirão com linguiça artesanal, peperonata caseira com ovo mollet e alfajor no copo com doce de leite e merengue de coco. O drinque Mimosa acompanha. Além do lugar ser dog friendly, dá para apreciar ali a vista privilegiada do centro de São Paulo.

Vai lá:
Isso é Café
R. Carlos Comenale, s/n, Bela Vista
Brunch: Sábados e domingos, das 10h às 16h


Paribar, na Praça Dom José Gaspar

Divulgação
Imagem: Divulgação
O Paribar já é conhecido por oferecer aos domingos um brunch com clima europeu bem no centro de São Paulo. Situado na Praça Dom José Gaspar, oferece mesas internas em seu salão no estilo bistrô-retrô, mas recomenda-se aproveitar as manhãs ou tardes de brunch ao ar livre nas generosas calçadas da praça.

Famoso por seus pratos com ovos, o caprichado menu para o festival traz ovos mexidos com mascarpone e bottarga, salsicha Frankfurt, bacon e tomate recheado com queijo de cabra ao forno, acompanhados de Mimosa. Aos domingos, também é possível curtir jazz ao vivo na varanda do bar.

Vai lá:
Paribar
Praça Dom José Gaspar, 42, República
Brunch: Domingos, das 10h às 17h

Caffè Ristoro, na Casa das Rosas

Divulgação
Imagem: Divulgação
O Caffè Ristoro traz o dolce far niente da Itália para a agitada avenida Paulista. Localizado em um patrimônio tombado, a Casa das Rosas, o café é um refúgio para quem quer sair da agitação da cidade e ainda desfrutar de uma boa refeição. No menu especial do brunch, prove o arancini (bolinhos de risoto) recheado com mozzarella de búfala, bolinhos de carne afogados no molho (sugo di pomodoro) ou focaccia com berinjela, tomate e manjericão. 

A segunda opção é ravioli de mussarela de búfala ao leve toque de limão siciliano, com molho cremoso de cogumelos. Acompanha drinque feito com espumante. De sobremesa, experimente a tortinha de castanhas ou a pera com calda de frutas vermelhas. A oportunidade perfeita de praticar o prazer de fazer nada, enquanto aprecia com calma um delicioso brunch.

Vai lá:
Caffè Ristoro
Av. Paulista, 37, Paraíso
Brunch: Sábado e domingo, das 11h30 às 17h


Confira outros participantes do Brunch Weekend:

A Bruncheria (Avenida Padre Antônio José dos Santos, 1066, Brooklin). Ovos beneditinos, bagel de salmão e cream cheese e full english breakfast. Sábados e domingos das 10h às 16h.

Café Habitual (Alameda Tietê, 602, Jardim Paulista). Ovos pochê sobre berinjela assada e baby espinafre em torrada de pão artesanal com tahine verde, iogurte e dukkah e muffin do dia. Sábados e domingos das 9h às 16h.

Cateto (Rua Francisco Leitão, 272, Pinheiros). Entrada: minitábua de curados, defumados e queijos artesanais brasileiros. Prato principal: presunto suíno curado, puxado na frigideira com manteiga e maple syrup, acompanhado de bikuits (broas de milho americanas) e molho gravy ou smoked salmon sandwich ou carbonara toast. Sobremesa: iogurte de ovelha servido na bolacha caseira de chocolate amargo, nozes e mel ou waffle com candy bacon e geleia rústica de frutas vermelhas. Sábados e domingos das 11h às 16h.

Chip's Burger (Rua Doutor César, 718, Santana). Tostex com batata chips da casa, waffle de Nutella, ovomaltine, doce de leite ou frutas vermelhas com sorvete de creme. Sábados e domingos das 12h às 15h.

Clos (Rua Domingos Fernandes, 548, Vila Nova Conceição). Pães, manteiga caramelizada com cumaru, geleia de jabuticaba com iogurte concentrado, ostra no espumante e abacaxi, sopa fria de beterraba com creme de queijo de cabra e mel de abelhas nativas, ovo frito com creme de queijo de minas e creme de cebola, toast com pastrami, emulsão de acerola e queijo bananal e bolo de cenoura com calda de chocolate e crumble de chocolate. Sábados das 12h às 16h.

D'Macarons (Rua Itapicuru, 551, Perdizes). Torre com doces e pães tradicionais franceses (macaron, canelé de bordeaux, madeleine, roll de canela, croissant, panier de presunto e queijo), ovos beneditinos, bacon e maionese artesanal. Acompanha mocachino com chocolate belga e suco de laranja. Sábados e domingos das 11h as 16h.

Duas Terezas (Rua Agostinho Cantu, 47 - 1A, Vila Butantan, Butantã). Cardápio 1: azeitona recheada, sanduíche de ciabatta (ovos com presunto cru, tomate confit e queijo parmesão), pão de tomate com mussarela de búfala quente e pesto, panquecas com calda de frutas vermelhas e bolo com brigadeiro de pistache; cardápio 2: cuscuz de milho com ovo caipira e bacon, sanduíche no pão de abóbora com queijo de minas, carne-seca e maionese de coentro, salada de espaguete de pupunha com castanha de caju e molho de limão-cravo, panqueca de baunilha com calda de rapadura com limão  e pavê de chocolate amargo e cupuaçu. Sábados e domingos das 10h às 14h.

Feed Food (Rua Artur de Azevedo, 517, Jardim Paulista). Quesadilla de chouriço com ovo frito caipira e salada de folhas ou pasta salad de blue cheese, pesto de nozes aromatizado com páprica defumada ou rabanada de brioche brûlée com romeu e julieta. Sábados das 12h às 16h;  domingos das 13h às 17h.

ICI Brasserie (Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, 2041, Shopping JK Iguatemi, Itaim Bibi). Cardápio 1: salmão gravlax com ovos mexidos, crème fraîche, pão artesanal e, de sobremesa, bolo de maçã. Cardápio 2: ovo poché, espinafre e molho hollandaise sobre fatia de pão artesanal e french toast com caramelo e avelã.

Kød (Rua Simão Álvares, 49, Pinheiros). Smoked brunch com linguiça artesanal defumada, ovos com bacon, torrada na parrilla com manteiga e geleias, cornbread muffin e porção de mac & cheese. Sábados das 11h às 17h.

Le Bou (Rua Doutor Renato Paes de Barros, 415, Itaim Bibi). Croque monsieur, ovo beneditino, minipain perdu (banhado em creme inglês e servido com sorvete de iogurte de frutas vermelhas). Sábados e domingos das 9h às 17h.

Mercearia do Conde (Rua Joaquim Antunes, 217, Jardim Paulistano). Omelete de ovos orgânicos recheado de queijo de cabra e espinafre com salmão gravlax e torradas de pão rústico, panqueca de banana. Sábados e domingos das 12h às 15h.

Organique-se (Rua Gomes de Carvalho, 1212). Cardápio vegetariano: ovos shakshuka, cupcake de limão, potinho de frutas com iogurte e chia ou cestinha de pães com manteiga aromatizada e geleia da casa, café orgânico e garrafinha de chá de hibisco aromatizado. Cardápio vegano: torta de tomate confitado ou de pupunha com shiitake, com queijo vegano, torrada de crumble de tofu com cúrcuma, abacate, manjericão e flor capuchinha, potinho de frutas com castanhas, cupcake de castanhas com banana, café orgânico e garrafinha com chá de hibiscos aromatizado com ervas. Sábados das 9h30 às 15h.

Oui (Rua Costa Carvalho, 72, Pinheiros). Ovos mexidos com ovas de salmão, tartine de merguez, tomate confit, avocado, pão italiano e coalhada; crumble de caramelo. Sábados das 11h às 13h e das 15h30 às 19h.

Ovo e Uva (Rua Mateus Grou, 286, Pinheiros). Menu composto de entrada, prato principal e sobremesa. Entrada: crudités (legumes orgânicos crus) com molho de queijo. Prato principal: linguiça fresca espanhola, ovos estrelados, bacon, tomate assado com alecrim, pão rústico e batata gratinada. Sobremesa: pain au chocolat. Sábados e domingos das 12h às 17h.

Padaria da Esquina (Alameda Campinas, 1630, Jardim Paulista). Croquete de carne com chutney de tomate e especiarias, ovos mexidos com bacalhau e esparregado de espinafre, sortido de pães, pastel de nata e minifolhado do Porto de chocolate. Sábados e domingos das 12h às 17h.

Pomodori (Rua Doutor Renato Paes de Barros, 534, Itaim Bibi). Ovo beneditino, cappuccino, nhoque de funghi com creme de queijos e bolo de chocolate. Sábados das 12h às 16h.

Sweetshop (Rua Alagoas, 852, Higienópolis). Pão de queijo da Serra da Canastra, pão de queijo com catupiry, croque monsieur, panelinha de mix de cogumelos e abobrinha, panqueca americana com maple sryup, choux cream de creme pâtissier e café ou chá inglês. Sábados e domingos das 11h30 às 17h.

 

Saiba mais sobre Urban Taste em @urbantasteuol

Cultura e lazer