Cinco atrações para ver neste domingo na Feira Cultural do Leste Europeu
Viajar ao leste europeu sem sair de São Paulo é possível: basta fazer um passeio pela região de Vila Zelina. O distrito de Vila Prudente, na zona leste da cidade, reúne 14 comunidades de imigrantes e descendentes da Bielorrússia, Bulgária, Croácia, Eslovênia, Eslováquia, Estônia, Hungria, Letônia, Lituânia, Polônia, República Tcheca, Romênia, Rússia e Ucrânia. Além de abrigar sete igrejas fundadas com ajuda de famílias de imigrantes do leste europeu -- algumas delas com missas realizadas no idioma do país de origem, inclusive --, o bairro é conhecido pela Feira Cultural Leste Europeia de São Paulo, que acontece uma vez por mês, com entrada gratuita, e reúne cerca de 60 expositores.
"Durante o evento, é possível comprar produtos típicos desses países e também dos artesãos de Vila Prudente, que produzem peças com motivos do leste europeu", diz Victor Gers Jr., um dos organizadores.
A seguir, confira 5 coisas imperdíveis para ver na próxima edição da Feira Cultural Leste Europeia de SP, que acontece neste domingo (17).
Kvass e chope escuro russo
"Recomendo a barraca da bebida artesanal eslava chamada Kvass, feita à base de pão preto fermentado e muito consumida nestes países. Eles também vendem o chope escuro russo Rasputin e cervejas artesanais lituanas", diz Victor.
Matrioskas e mais artesanato típico
Na feira é possível encontrar as famosas bonequinhas matrioskas, além de artefatos de tecido, porcelana, metal e madeira. "Estou bastante curiosa para conhecer o trabalho com madeira e tecido feito pelos imigrantes do leste europeu", diz a produtora cultural Paula Oliveira, que pretende visitar a próxima edição do evento na Vila Zelina. "Adoro a experiência de provar sabores e apreciar a cultura de outros povos."
Comidinhas: varenikis e kugelis
"Não deixe de provar a milina, espécie de rocambole de massa folhada recheado com abóbora vendido na barraca de comidas búlgaras", diz Victor. "Já a barraca lituana oferece o kugelis, uma torta salgada de batata; enquanto a barraca russa traz pratos como o pelimeni e o vareniki, que são como raviolis recheados com carne e com batata, respectivamente, e servidos com creme de leite, cebola e bacon frito", indica.
Já o estande tcheco-eslovaco oferece carnes defumadas assadas com temperos típicos, como joelho suíno, salsichas, repolho e bebidas artesanais. Não perca, ainda, a barraca do chachlik -- churrasco do leste europeu que reúne no mesmo espeto carne bovina, suína e ovina marinada com tempero especial e servida com raiz forte.
Vasos e outras cerâmicas
Fabio Lima, da F.Lima Cerâmica, trabalha com o princípio de cada peça ser sempre única. “Meu forte são os vasos para bonsai, foi o que me iniciou na arte e é o que mais gosto de modelar. Mas também produzo peças decorativas e utilitários, como pratos para sushi”, conta o artesão. Sandra Celestino, da Meeraki Artesanatos, é descendente de espanhóis e participa da feira como expositora representando o Brasil com peças lúdicas e multicoloridas. “Também vale conhecer a barraca de acessórios femininos com motivos do leste europeu”, diz Victor.
Homenagem ao Conde Drácula
Por fim, não deixe de conhecer a barraca romena, que faz produtos artesanais e gastronômicos alusivos ao país e especialmente ao seu representante mais famoso -- o personagem que dá título ao livro de Bram Stoker escrito em 1897.
Vai lá:
Endereço: rua Aracati Mirim, ao lado do Parque Ecológico de Vila Prudente
Funcionamento: domingo, 17 de setembro, das 10 às 17h, grátis
Saiba mais aqui
Conheça mais sobre Urban Taste em @urbantasteuol
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.