Espelho, espelho meu

Universa apresenta sua nova beleza: um espaço plural, acolhedor e sem imposições para construção da autoestima

Isabella Marinelli, com fotos de Nina Jaccobi De São Paulo

O que aconteceu enquanto ninguém estava olhando?

Universa encomendou um estudo ao Studio Ideias, instituto de pesquisa em São Paulo, para mapear o que mudou —ou não— no comportamento das mulheres brasileiras diante do espelho. A última década foi tempo de mudanças profundas nas formas de consumir informação e colher referências. E a pandemia do coronavírus certamente catalisou essas transformações, já que impôs distâncias e lançou boa parte de nós rumo a um inevitável encontro a sós com quem somos.

Os resultados da pesquisa, que ouviu brasileiras a partir dos 18 anos em todas as regiões do país, transformaram-se em matéria-prima para repensar o que queremos propor quando falamos de beleza. E, mais do que isso: de que forma queremos que você, leitora, se sinta quando chegar aqui.

Temos certeza de não somos mais as mesmas. O isolamento social provocou tantas metamorfoses. As referências mudaram, e perguntas inéditas surgiram. O que faz sentido para mim? Quem sou eu e qual é a minha vontade diante de um turbilhão de informações e interferências? O que as minhas escolhas de beleza dizem sobre a minha história e a minha identidade?

Assim, apresentamos a nova beleza de Universa. Um espaço plural, diverso, no qual poderemos nos reconhecer, mas também trocar experiências. Aqui, quando falamos de corpo, pele, cabelo e maquiagem, não existe imposições. Sabemos que cada uma de nós vive um processo individual de autoconhecimento e construção da autoestima —movimento nem sempre linear e, por vezes, doloroso. É nossa missão torná-lo mais gentil, com informação, inspiração e acolhimento.

A seguir, você lê e assiste ao Manifesto de Beleza Universa.

Por uma beleza mais Universa

Poesia de Ryane Leão

ei, deixa eu te contar
a beleza me chamou pra dançar hoje
e eu fui, eu vesti uma narrativa tecida em afeto
e ali escrevi: posso e quero ser minha melhor versão

não vou pedir desculpas por estar me aprofundando em mim
me sinto linda, me sinto poderosa
e estou aprendendo a dizer obrigada quando abraço meu reflexo
não há porque fugir de mim

sou tentativa frequente de amor próprio pulsante
sou cíclica
sou infinita
sou incrível

sou a minha casa e os arredores do meu lar
contam histórias de uma mulher que constrói muitos caminhos

não é tão simples, eu sei
mas somos tão sagradas que é inevitável nos perceber
nosso sorriso escancara nossa verdade:
agora que nos escolhemos
estamos mais livres

você consegue sentir essa brisa nas minhas palavras?
são os ventos de autocuidado que estão soprando
em nossa direção

vem comigo que o trajeto oscila
mas juntas equilibramos existências:
eu me reconheço em você
você se reencontra em mim

nosso corpo, nosso rosto
nossas curvas, nossa pele
nossas marcas, nossas linhas
nossos traços, nosso tempo
nossas cicatrizes, nossos passos

nossa companhia como prioridade
a beleza maior de ser quem a gente é
resgatando nossa autoestima
fortalecendo a mulher que somos hoje

vem com a gente mergulhar e se reconhecer no que é diverso e por isso é tão maravilhoso.

*Participaram deste vídeo, a criadora de conteúdo Babi Louise, as maquiadoras Fabi Gomes, Magô Tonhom e Savana Sá, a apresentadora Cris Guterres e a escritora Ryane Leão. Ele é uma produção de Universa em parceria com a produtora Bela Baderna, sob direção de Fernanda Frazão. As protagonistas vestem Adedo Store, Ida, Studio Nu, Bendita Benedita e Superfluous, em cenas feitas na Casa de Francisca, em São Paulo.

Comece por aqui

Uma rotina de beleza só é bem-sucedida quando —e se— faz sentido para você. Por isso, além de reportagens sobre tendências e inspirações, Universa passará a publicar guias completos, divididos por assunto ou por tipos de produto. Para facilitar suas escolhas, também listaremos lançamentos, faremos seleções especiais e colocaremos produtos à prova para medir efetividade e eficácia.

Nas nossas redes sociais, Instagram e TikTok, você encontrará a nossa Liga da Beleza Universa, um time formado pela criadora de conteúdo Babi Louise e as maquiadoras Savana Sá e Gabriela Barros, que vai compartilhar dicas de produtos, técnicas de aplicação, novidades do mercado e inspirações de beleza e moda.

O nosso compromisso

Em uma relação de intimidade, não cabem imposições. É por isso que você não encontrará aqui dicas do que deve ou não fazer. Nem reportagens sobre o que é certo ou errado. Não existem regras e não deveriam existir padrões quando falamos de corpos, rostos, cabelos e peles.

Universa acredita nisso e, por isso, assume o compromisso público de banir termos, ainda comuns ao mundo da beleza, que de alguma forma agridem mulheres e/ou grupos identitários.

Não há mais espaço para referência aos traços individuais como "imperfeições". Muito menos para "correções" ou "remoções". Os produtos não devem "clarear ou branquear" peles, "domar o volume" de cabelos ou "combater a idade e o envelhecimento". Ouviremos os melhores profissionais para compartilhar técnicas e serviços, desde que não machuquem ou apaguem as características individuais e diversas.

É um glossário já colocado em prática sob olhar atento, mas que será revisitado e atualizado sempre que necessário.

Este manifesto nada mais é do que um convite para que você se junte a nós por uma beleza mais Universa!

Topo