Nos últimos anos, a ciência avançou no tratamento e prevenção do câncer de mama. Ainda assim, a doença é uma questão não apenas de saúde, mas social: pacientes enfrentam desigualdades no acesso ao tratamento e lidam, cada pessoa a seu modo, com impactos emocionais decorrentes do diagnóstico.

As finalistas do Prêmio Inspiradoras 2023 na categoria Atenção ao Câncer de Mama atuam nas áreas biomédicas, exatas ou humanas para modificar esse quadro. Elas trabalham com tecnologias e metodologias sociais de atenção, atendimento e acolhimento relacionadas ao diagnóstico ou tratamento da doença.

Conheça a seguir quem são elas e o que fazem. Ao final da reportagem, você pode votar e ajudar a eleger sua preferida.

Saiba quem são elas

Livia Lovato Pires de Lemos
A pesquisadora de Belo Horizonte (MG) é autora de um estudo que apresenta o racismo estrutural no sistema de saúde: ela investigou casos de 59.811 mulheres com 19 anos ou mais que começaram o tratamento do câncer de mama no Sistema Único de Saúde (SUS) entre janeiro de 2008 e novembro de 2010. O trabalho é um primeiro passo para criar políticas públicas e desenvolver novos estudos que detalhem o cenário e contribuam para mudá-lo.

Maria Paula Bandeira
Desde 2016, a advogada de Recife (PE) convive com o câncer de mama metastático. Pouco depois de descobrir que a doença seria incurável, criou no Instagram a conta Lenço do Dia. Ela compartilha sua experiência e dá orientações jurídicas a quem a procura: de especialista em direito eleitoral passou a profissional de direito médico. Também criou o projeto Saúde Legal, extensão universitária sobre direito dos pacientes.

Patricia Chakur
Desde 2017, a pesquisadora e atleta de São Paulo coordena e orienta estudos sobre o impacto da atividade física na reabilitação de pacientes que enfrentaram câncer de mama. Criou o Remama, com aulas de remo voltadas para esse público na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP). Na pandemia, lançou o Remama ON, plataforma virtual gratuita para realização das atividades à distância.

Impactos

Sobre o Prêmio Inspiradoras

O Prêmio Inspiradoras é uma iniciativa de Universa e Instituto Avon, que tem como missão descobrir, reconhecer e dar maior visibilidade a mulheres que se destacam na luta para transformar a vida das brasileiras. O foco está nas seguintes causas: enfrentamento às violências contra mulheres e meninas e ao câncer de mama, incentivo ao avanço científico e à promoção da equidade de gênero, do empoderamento econômico e da cidadania feminina.

Ao todo, são 21 finalistas, divididas em sete categorias: Justiça para Mulheres, Conscientização e Acolhimento, Empoderamento Econômico, Equidade de Gênero e Liderança, Atenção ao Câncer de Mama, Mulheres na Ciência e Consultora de Beleza.

Você pode participar votando em suas favoritas. Para isso, basta clicar na votação a seguir. Está difícil se decidir? Não tem problema: vote quantas vezes desejar. Também vale fazer campanha, enviando este e os outros conteúdos da premiação para quem você quiser. Para saber mais detalhes sobre a votação, basta consultar o Regulamento.

Prêmio Inspiradoras | Categoria: Atenção ao Câncer de Mama

Enquete encerrada

Total de 2952 votos
Mariana Pekin/UOL
Mariana Pekin/UOL
Mariana Pekin/UOL
Topo