Topo

'Meu namorado é um golden retriever': conheça termo que viralizou nas redes

De Universa, em São Paulo

29/01/2024 04h05

Você já se deparou com algum vídeo com mulheres mostrando seus namorados e dizendo que eles são golden retrievers? Não, elas não namoram cachorros e, sim, homens com o comportamento muito semelhante ao pet: carinhoso, companheiro, simpático e com muita energia. O termo viralizou e ganhou espaço na internet.

"Dei o nome agora, mas sempre soube que ele era assim", diz a advogada Isabella Zampini, 28, de São Paulo. Ela e Rodrigo Veras, 29, engenheiro civil, estão juntos há 11 anos. Segundo ela, o companheiro é a alma das festas e as crianças sempre adoram sua companhia. Seu vídeo falando que o marido é um golden viralizou no TikTok.

"A parte boa é que ele é uma pessoa muito alto astral e com muita energia, o que é algo que admiro. Meu marido é carismático, querido por todos e leal. A parte ruim é que o Rodrigo raramente consegue dizer 'não' e acaba preso em situações e conversas por não conseguir se desvencilhar", diz Isabella.

Isabella Zampini, 28, e seu marido, Rodrigo Veras, 29, que é um 'golden retriever' Imagem: Acervo pessoal

E se você acha que Rodrigo se incomoda de ser chamado de golden, está enganada. "Ele adora. Para algumas pessoas pode parecer pejorativo ser comparado com um cachorro, mas ele nunca viu por esse lado ruim. Acha engraçado", conta a jovem.

A gestora de marketing Ester Moraes, 24, de Barra do Garças (MT), também tem um namorado golden retriever. Ela vive um relacionamento à distância com Robbie McGonigle, 23, que é escocês e pesquisador em nanobiotecnologia. Faz mais de um ano que eles não se veem.

Juntos desde junho de 2021, o casal se conheceu em um intercâmbio. A brincadeira com o apelido de golden surgiu por causa da aparência, já que o jovem é loiro de olhos claros. Foi só após postar um vídeo no TikTok que Ester descobriu, pelos comentários, que a personalidade dele também era compatível com a nomenclatura.

Ele é meu primeiro namorado sério. Nós, mulheres, que crescemos vendo personagens de literatura e cinema, criamos uma expectativa. Na minha cabeça, vivo uma fanfic. Ester Moraes

Segundo ela, a personalidade cativante e os cuidados que o namorado têm agregam muito na relação.

Mas Moraes avisa: ele não fica tão confortável com o apelido. "Ele trabalha com pesquisa e não gosta muito da exposição. Ficou até um pouco assustado depois que o vídeo viralizou. Mas também acha engraçado e divertido", conta.

Ester Moraes, 24, e Robbie McGonigle, 23, seu namorado 'golden retriever' Imagem: Acervo pessoal

Como o escocês tem um lado mais sentimental, Ester se preocupa em machucar os sentimentos do namorado com a maneira direta de se posicionar. "Ele é mais meloso e nem sempre consigo corresponder da mesma maneira, o que o deixa chateado. Mas nada que cause brigas", explica.

E apesar desse receio, segundo ela, o namoro parece um sonho: "Parece que eu o tirei de um livro de conto de fadas".

Não pode querer mudar

É comum acharmos que a pessoa pode mudar depois de começar um relacionamento. Mas não é bem assim. Por isso, ao começar um namoro é importante ter em mente que a personalidade da pessoa é aquela e que, mesmo que te incomode, não mudará.

Quando falamos de um parceiro golden, estamos nos referindo a alguém fofo, amoroso, carinhoso, mas que ao mesmo tempo, pode demandar muita atenção e ser até pegajoso. Michelle Sampaio, terapeuta de casal e sexóloga

"Aquilo que a atrai costuma ser também o que te repele. Se o parceiro é muito divertido, por exemplo, depois de um tempo você pode achá-lo aparecido. É preciso ter consciência se quer aprender e acrescentar em sua vida com aquela personalidade", explica a psicóloga Marina Vasconcellos, que é terapeuta familiar e de casal pela PUC-SP.

Sampaio explica que algumas pacientes se sentem cuidadas e importantes para os parceiros que se comportam dessa forma —o que pode ser o motivo do sucesso dessa personalidade nas redes.

"Isso gera uma conexão muito especial para algumas mulheres. Principalmente aquelas que só namoraram homens considerados 'bad boys' anteriormente e sentem necessidade de suprir essa ausência de afeto", diz.

Contudo, a especialista faz um alerta: relacionamentos não são para te completar e, sim, para somar. "Ainda temos a ideia da metade da laranja. Mas creio que, emocionalmente, é mais saudável nos sentir completas em nós mesmas e conhecer outra laranja inteira", finaliza.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Meu namorado é um golden retriever': conheça termo que viralizou nas redes - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Relacionamentos