Topo

Harper's Bazaar tem editora-chefe negra pela 1ª vez em 153 anos de história

Samira Nasr, nova editora-chefe da revista Harper's Bazaar, durante o 34ª Festival Internacional de Moda, Fotografia e Acessórios em Hyeres, na França Imagem: Arnold Jerocki/Getty Images

De Universa, em São Paulo

10/06/2020 18h54Atualizada em 10/06/2020 20h17

A revista norte-americana Harper's Bazaar terá uma editora-chefe negra pela primeira vez em seus 153 anos de história. Samira Nasr, que recentemente ocupou o cargo de diretora-executiva de moda na Vanity Fair, chefiará a revista a partir do próximo mês, segundo anunciado pela editora Hearst.

Natural de Montreal, no Canadá, Samira publicou um vídeo em suas redes sociais se dizendo "honrada" por ter sido escolhida para o cargo neste momento particular da história dos EUA. Ela substitui Glenda Bailey, que anunciou sua saída em janeiro, após quase 19 no comando da Harper's Bazaar.

"Como filha orgulhosa de um pai libanês e uma mãe trinitária-tobagense [de Trinidad e Tobago], minha visão de mundo é ampla e está ancorada na crença de que a representação é importante", disse ela. "Meu olhar é colorido por natureza e, portanto, é importante para mim começar um novo capítulo na história da Bazaar iluminando todas as pessoas que acredito serem as vozes inspiradoras do nosso tempo".

A novidade, segundo publicado pela CNN, marca o retorno de Samira para a Hearst, onde já atuou como diretora de moda na revista Elle. Ela também foi diretora na InStyle, tendo começado sua carreira como assistente da ex-diretora de criação da Vogue, Grace Coddington.

Samira também usou o vídeo para explicar seus objetivos para a Harper's Bazaar, que no ano passado chegou a uma circulação de 762 mil exemplares. Sugerindo que pode querer ampliar o foco da revista, a nova editora-chefe disse que espera "reimaginar o que uma revista de moda pode ser no mundo atual".

"Acredito que o Harper's Bazaar pode oferecer o melhor da moda, ao mesmo tempo em que é um lugar onde a comunidade pode se reunir para celebrar arte, música, cultura pop e aprender sobre as questões importantes que nós, mulheres, estamos enfrentando hoje", explicou, citando como exemplos a luta pelos direitos humanos, pelos direitos reprodutivos e pela equidade no mercado de trabalho.

Ela ainda deixou uma mensagem de solidariedade aos manifestantes e ativistas que tomaram as ruas dos Estados Unidos após a morte de George Floyd, um homem negro, nas mãos de um policial branco em Minneapolis. "Vejo vocês, agradeço a vocês e espero que possamos unir forças para amplificar a mensagem por igualdade, porque vidas pretas importam", acrescentou.

A chegada de Samira Nasr a Harper's Bazaar vem menos de uma semana depois de a Hearst anunciar um fundo para combater a injustiça racial. A editora comunicou que sua contribuição será de mais de US$ 500 mil.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Harper's Bazaar tem editora-chefe negra pela 1ª vez em 153 anos de história - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


LGBTQIA+