Topo

Leilah Moreno fala sobre racismo: Demorou para me sentir capaz, merecedora

Leilah Moreno Imagem: Leo Franco / AgNews

De Universa, em São Paulo

02/06/2020 17h16

A atriz e cantora Leilah Moreno usou sua conta no Instagram para fazer um desabafo sobre o que ouvia na infância a respeito de sua aparência e da cor de sua pele.

"Demorou para eu me sentir bonita, capaz, merecedora, boa, pois ninguém me ensinou como esquecer. Eu achava que tinha cor de M*** mesmo! Que triste! O que vejo hoje pela TV é como um tipo de explosão e um grito!", postou hoje a atriz.

Relacionadas

Leilah afirma que "não imaginava que somente adulta enxergaria o quanto machucou ser tão diminuída".

"É pesado escrever isso e meus olhos se enchem d'água".

A atriz dá exemplos de palavras, expressões e frases racistas que foram usadas contra ela e sua família durante boa parte de sua vida.

Essa terça-feira é marcada como a Blackout Tuesday, ou terça-feira do blecaute, em tradução livre, em reação aos protestos nos Estados Unidos e em alguns outros países pelo mundo após a morte de George Floyd, um americano negro, que foi morto no dia 25 de maio após abordagem de um policial branco.

Floyd foi imobilizado no chão, na rua, com algemas, e o policial ajoelhou em cima de seu pescoço, o que bloqueou sua respiração. Apesar de ter alertado várias vezes ao policial de que não conseguia respirar, Floyd continuou imobilizado e morreu.

A ação foi gravada com celular por uma pessoa que passava pelo local. Assim que o vídeo foi compartilhado, gerou enorme comoção e repúdio a atos de racismo. Milhares de pessoas foram às ruas em protestos que tiveram muitos incidentes de violência.

"É desumano pedir por igualdade e triste ver pessoas do mundo inteiro perdendo a cabeça em atos de violência para serem vistos. Não era pra ser assim e nem de jeito nenhum", ela afirma.

"Não quero entrar no supermercado e ser seguida pelo segurança (e isso acontece comigo). Meus filhos não podem ouvir o que eu ouvi. O mundo sempre foi bom e perfeito... A humanidade é que está quebrada."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Leilah Moreno fala sobre racismo: Demorou para me sentir capaz, merecedora - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


LGBTQIA+