Topo

Marido de Lulu Santos faz desabafo após ser "impedido" de doar sangue

Lulu Santos e Clebson (Reprodução/Instagram) Imagem: Reprodução/Instagram

Da Universa, em São Paulo

01/11/2019 22h19

Clebson Teixeira, marido de Lulu Santos, fez desabafo nas redes sociais depois de ser "impedido" de fazer doação de sangue à filha recém-nascida de uma amiga.

As regras do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ditam que homens que tiveram relação sexual com outros homens nos 12 meses anteriores podem ser negados a doar sangue. O argumento é de reduzir o risco de contaminação por HIV em uma transfusão.

Relacionadas

A medida, no entanto, é condenada pela comunidade LGBT e por ativistas e entidades de direitos humanos, que a consideram discriminatória. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Ministério Público Federal (MPF) também já se manifestaram contra tais normas.

No Instagram, Clebson relatou o episódio. "No início da semana a filha recém-nascida de uma grande amiga precisou de uma transfusão de sangue (ela nasceu prematura). No grupo do trabalho ela perguntou quem poderia ajudá-la... Logo me dispus a ser um dos doadores, porém relatei que possivelmente eu não estaria apto a realizar a doação, já que há algum tempo havia escutado uma história de que o "sistema" possui restrições a doações de homoafetivos", disse.

"A justificativa é que assim como os usuários de drogas injetáveis, também fazemos parte de um grupo chamado "grupo de risco", em que homossexuais do sexo "masculino" estão sujeitos a uma maior exposição ao vírus HIV, e que como existe um intervalo entre algumas infecções e sua possível detecção em exames, pode ser que os testes não consigam identificar o vírus... é como se os heterossexuais estivessem isentos a essa possibilidade", completou.

Nos comentários, Clebson ganhou o apoio de Lulu Santos. "Sangue bom, coração melhor. Te Amo".

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Marido de Lulu Santos faz desabafo após ser "impedido" de doar sangue - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


LGBTQIA+