Topo

Paradas LGBTQ+ em Londres, Budapeste e Madri lembram Stonewall

Ruas de Londres recebem Parada LGBTQ+ Imagem: REUTERS

D Universa

06/07/2019 19h35

Cidades européias coloriram suas ruas com as cores do arco-íris neste sábado (6) para comemorar o orgulho LGBTQ+. Em Londres, Madri e Budapeste, grupos reivindicavam propostas políticas para este público, e protestavam também contra os partidos populistas de extrema-direita.

Os eventos marcaram o 50º aniversário da revolta da Stonewall em Nova York, contra a perseguição policial e que foi um ponto de virada no movimento moderno dos direitos homossexuais.

Em Londres, a estrela do filme "O Senhor dos Anéis", Sir Ian McKellen, e o cantor e compositor Sam Smith estiveram entre as multidões que assistiram as acrobacias aéreas do icônico Red Arrows.

Espanha tem protesto contra conservadores

Em Madri houve intenso protesto depois que o Partido Vox ganhou as eleições nacionais e locais. As autoridades do grupo de extrema-direita, cujos votos foram fundamentais para eleger um novo prefeito conservador no mês passado, propuseram retirar a Parada do Orgulho LGBTQ+ do ano passado para fora do centro da cidade, enquanto sua líder regional Rocío Monasterio disse que as comemorações "diminuem a dignidade das pessoas" e promovem "atos sexuais explícitos nas ruas".

Na capital húngara Budapeste, milhares de pessoas também participaram de uma Parada do Orgulho LGBTQ+, que destacou os pedidos de aceitação e o direito de viver sem medo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Paradas LGBTQ+ em Londres, Budapeste e Madri lembram Stonewall - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


LGBTQIA+