Topo

23 casais homossexuais improvisam casamento em Israel promovendo igualdade

Casamento comunitário LGBT em Israel Imagem: Instagram/Reprodução

Da Universa

06/06/2019 15h59

Apesar de Israel ser percebido por muitos como um famoso e seguro destino LGBT, sua população LGBT ainda enfrenta dificuldades no que diz respeito à obtenção de certos direitos. Na terça-feira (4), 23 casais realizaram um casamento improvisado como parte de uma campanha para terem o direito de se casar oficialmente no país.

Os casais foram prestigiados por centenas de amigos e familiares na cerimônia não oficial. Adiya Imra Orr, uma das noivas, comentou em seu Facebook sobre o evento. "O Estado tem que sair debaixo das nossas saias e corações. Em Israel em 2019, o amor entre duas mulheres, dois homens ou mesmo entre não-judeus não é considerado digno de receber a aprovação do Estado e por isso, é ilegal", disparou.

Veja também

"Alguns amigos heterossexuais me perguntam 'Por que você quer se casar? É uma instituição ultrapassada'. Eu digo para eles que é a mesma coisa que ter direito a um passaporte", continuou Adiva, que decidiu participar do movimento em protesto às atitudes do governo israelense quanto a comunidade LGBT.

A namorada de Adiva, Danielle Aiseman, também se pronunciou no Facebook sobre o caso. "Adiva, minha futura esposa, e eu decidimos participar desse projeto maravilhoso que é um enorme casamento que demonstra que é possível lutar menos e amar mais. E demonstra que nunca vamos desistir de ter direitos iguais!", vibrou.

De acordo com o "The Guardian", partidos comandados por judeus ortodoxos são poderosos no parlamento israelense e são responsáveis por rejeitar a legislação que garantiria direitos como o casamento igualitário. Aryeh Stern, rabino chefe de Jerusalém, também pediu para que as bandeiras LGBT não fossem erguidas na parada LGBT de Jerusalém em março, pois as considera "feias".

Imagem: Instagram/Reprodução

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

23 casais homossexuais improvisam casamento em Israel promovendo igualdade - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Mês do Orgulho LGBTQ+