Topo

Embate entre religiosos marca debate sobre aborto no STF

A ministra Rosa Weber durante audiência pública no Supremo Tribunal Federal sobre descriminalização do aborto Imagem: José Cruz/Agência Brasil

Marcos Candido

Da Universa, em São Paulo

06/08/2018 13h34

Representantes religiosos e teólogos se dividiram em relação à descriminalização do aborto até a 12ª semana, no segundo dia de debate sobre o tema no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda (6). Com palmas e também reações negativas, a ministra e relatora Rosa Weber precisou pedir para a plateia conter reações.

“Peço que aplausos e manifestações de desagrado sejam contidas”, orientou Weber após a fala de um representante da Federação Espírita Brasileira, contrário à descriminalização. A ministra informou que o evento também é transmitido pelo rádio e internet. “Se estiverem com muitas exclamações, podem assistir de casa, com os amigos”, recomendou.

Veja também

Antes mesmo do início de audiência, religiosos, contrários e favoráveis, se manifestaram em frente ao STF. Na madrugada, grupos a favor da descriminalização fizeram uma vigília formada por umbandistas, evangélicos e católicos. Pela manhã, manifestantes contrários à descriminalização rezaram na porta de entrada da sessão, causando críticas por parte da plateia favorável à ação.

O segundo dia de audiência é marcado por expositores de grupos e associações religiosas do catolicismo, evangélicos, espírita e islâmicas. Convidados, os expositores da Sociedade Budista do Brasil e Federação Nacional do Culto Afro-Brasileiro (Fenacab) não compareceram.

Grupos contrários

Primeiro a falar, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Bras) começou a sessão chamando o evento de um “teatro armado”. “Esta audiência presta-se apenas para legitimar o ativismo da corte. Esta audiência é parcial, a própria maneira como está sendo conduzida viola a Constituição”, representada por dom Ricardo Hoerpers e pelo padre José Eduardo de Oliveira e Silva. "[Defendemos a vida] desde a concepção até a morte".

Membro da Convenção Geral das Assembleias de Deus, Douglas Roberto de Almeida Baptista também chamou de "assassinato" e alegou a existência dados "maquiados" dos grupos favoráveis. 

Participantes do Festival Pela Vida das Mulheres caminham do Museu Nacional da República até o Supremo Tribunal Federal (STF). Em frente à Corte, as ativistas fizeram um ato em defesa da descriminalização do aborto. Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Mais contidos, expositores contrários à descriminalização, como a União dos Juristas Católicos de São Paulo (Ujucasp) e Associação dos Juristas Evangélicos (Anajure), argumentaram que o debate deve ser feito pelo Congresso Nacional.

“Somente ao poder legislativo é concedido a permissão de aprovar normas e revogá-las”, argumentou a advogada Edna Vasconcelos Zilli, em nome da Anajure. Argumentos sobre o início da vida também foram adotados pelo grupo contrário à ação movida pelo PSOL.

“O nascituro não é coisa, não é rés, é um ente que tem direitos a serem preservados”, defendeu Federação Espírita Brasileira.

Grupos a favor

Do lado favorável à descriminalização, grupos argumentam em prol da laicidade do estado e dos direitos da mulher. 

“Muitas mulheres religiosas, ordenadas e leigas, esperam que o estado brasileiro se oriente”, disse Lusmarina Campos Garcia, do Instituto de Estudos da Religião.

“Não se pode restringir essa restrição ao feto e culpando as mulheres, e levando elas à morte em clínicas clandestinas; é má-fé tratar como bebê, como pessoa, o que é um feto, um zigoto ou um embrião no início da gestação”, rebateu o grupo “Católicas pelo direito de decidir”.

Assim que Weber abriu para as perguntas, dois grupos questionaram expositores que tinham a mesma opinião e estendendo, assim, o tempo de fala durante a sessão.

Mesmo com recomendações da Weber, aplausos e reações negativas continuaram durante toda a manhã. Na parte da tarde, grupos em prol dos direitos humanos e associações jurídicas terão as falas.

O que acontece hoje

Ao todo, os ministros vão ouvir 26 exposições, cada uma com um limite de 20 minutos sem interrupções. 

A ação é feita a pedido do PSOL, que pede uma leitura constitucional dos artigos 124 e 126 do código penal, descriminalizando o aborto voluntário até a 12º semana de gestação.

Ao final de cada bloco, o microfone é aberto por 30 minutos para as perguntas feitas pelos ministros aos participantes. Os palestrantes também podem questionar os demais expositores. O debate tem uma pausa para o almoço e segue até por volta das 18h.

Nada será votado. Apesar da ausência de boa parte dos ministros, o objetivo da sessão é levar argumentos aos membros do Supremo Tribunal Federal. Não há previsão para uma futura votação sobre o tema. 

Enquanto isso...

Durante a audiência, há protestos marcados em Brasília por grupos favoráveis à descriminalização.

Na sexta-feira, por exemplo, um grupo de mulheres usando figurino similar ao da série "The Handmaid's Tale" se reuniu em frente ao STF levantando faixas com frases em defesa dos direitos sexuais e reprodutivos.

Em um festival chamado "Pela vida das mulheres", manifestantes também caminharam do Museu Nacional da República ao Supremo Tribunal Federal (STF), onde fizeram ato em defesa da descriminalização do aborto. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Embate entre religiosos marca debate sobre aborto no STF - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Direitos da mulher